Blog Mkt4edu - Captação de alunos

A importância da inovação no mercado competitivo digital

Escrito por Carolina Barbosa | 20/04/2023 22:50:44

 

Você já notou como todo mundo está online? Desde pequenas a grandes empresas e com os mais variados segmentos possíveis, os empreendedores se adaptaram ao mercado competitivo digital.

Mas, com as novas tecnologias e uma concorrência tão acirrada, a grande questão é: como se destacar?  Calma que vamos chegar lá! A seguir, vamos mergulhar a fundo na experiência do consumidor e revelar como as inovações podem ser um importante diferencial competitivo no mercado virtual.

Confira nesse post:

Boa leitura!

 

Mercado digital e o seu crescimento nos últimos anos 

Com a democratização da Internet e dos smartphones, é difícil uma marca se manter offline, não é? Afinal, o consumidor está cada vez mais presente no universo digital.

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 87% dos brasileiros utilizam o celular para fazer compras pela Internet. 

Ainda de acordo com outro estudo feito pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, cerca de 152 milhões de pessoas estão online. E se tem tanta gente na Internet, é claro que você deve pensar: "eu preciso estar online também". 

Assim como você, milhares de empresas também pensam dessa forma e estão certas. Você precisa estar onde seu público está. Como consequência disso, mais de 78% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e 70% no mercado digital.

Ok, se você está online e outras milhares de empresas também, como se diferenciar  e atrair mais clientes? No próximo tópico, vamos falar sobre isso.

 

Experiência do cliente no mercado digital

Conhecida como User Experience (UX), a experiência do usuário é tudo que envolve a interação do cliente com a empresa durante todo seu processo de compra.

As empresas que investem na UX têm como foco oferecer uma experiência positiva e diferenciada. E consequentemente, têm um maior tráfego, uma melhor conversão de vendas e clientes mais satisfeitos. Além é claro, de uma maior fidelização e um aumento de recomendações.

 

Quais os pilares da experiência do usuário?

Com o consumidor nesse ambiente virtual, é importante que você entenda que diversos fatores podem contribuir para que ele possa ter uma boa ou má experiência. 

Por isso, a seguir, separamos os quatro principais elementos que podem melhorar a satisfação dos seus clientes:

  • Utilidade;
  • Usabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Intuitividade.

Vamos conferir mais detalhadamente cada um desses pilares?

 

Utilidade 

Um dos pilares da experiência do cliente, a utilidade refere-se a um conteúdo útil, que agregue valor e esteja disponível ao usuário. Seja no seu site, aplicativo ou rede social, é importante deixar claro como o seu serviço ou produto é funcional e pode ajudar o cliente a resolver algum tipo de problema.

 

Usabilidade

Como diz aquele velho ditado: "a primeira impressão é a que fica". E quando se trata da experiência do usuário, essa é uma grande verdade.

Quando ele acessa sua plataforma, e encontra um design bagunçado, uma plataforma lenta e de difícil navegação, é provável que ele não vá permanecer muito tempo na sua página.

Por isso, quando se trata do UX Design, é importante que a sua plataforma, além de ter um belo layout, seja eficiente, segura e de fácil manuseio. 

 

Acessibilidade 

E já que falamos de layout, outro ponto importante é a acessibilidade. Em resumo, a acessibilidade refere-se à responsividade do seu site. 

Ter um site responsivo significa que seu conteúdo pode ser aberto em qualquer aparelho, seja um computador, celular ou tablet. De acordo com o tamanho da tela, ele irá se adaptar, contribuindo assim para a experiência positiva do cliente.

 

Intuitividade

Para proporcionar uma experiência única ao usuário, uma boa plataforma deve ter intuitividade. O cliente deve ter facilidade para entender as informações do seu site, como por exemplo, onde clicar para ter acesso a tal informação. Nesse ponto, um bom UX Writing pode ajudar! 

O UX Writing é a prática de elaborar toda parte textual dentro do layout da sua plataforma. O foco é tornar esse contato mais prático, guiando o usuário pelo seu site.

A essa altura, você deve ter notado que muitos dos fatores da experiência do usuário estão ligados às novas tecnologias, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Veja também:

 

Qual a importância das novas tecnologias?

Se você quer deixar sua marca no ambiente virtual, já vamos te adiantando que o melhor caminho para isso é acompanhar as novas tecnologias. 

Com um mercado competitivo, estar alinhado com as inovações é essencial para proporcionar ao seu cliente um serviço diferencial.

Por exemplo, com a Inteligência Artificial, um dos maiores avanços tecnológicos, já é possível automatizar tarefas, reduzir custos operacionais e ter uma maior agilidade em processos que antes demorariam o dobro do tempo.

Sabe aquele e-mail que você envia em questão de segundos para uma lista de mil pessoas? Essa é uma das vantagens das novas tecnologias!

E é claro que tê-las à disposição contribui diretamente para a experiência do consumidor. Com um atendimento rápido, ágil e focado na inovação, você tem um cliente satisfeito e um bom propagador da sua empresa.

 

Quais são as tendências tecnológicas?

Se você chegou até aqui decidido a avançar no mercado digital, chegou a hora de investir em novas tecnologias. Mas, com tanta novidade do universo virtual, o que de fato pode fazer sua empresa se destacar das demais?

A resposta para essa pergunta, você encontra agora! A seguir, separamos três tendências tecnológicas que vão otimizar o seu processo e maximizar a satisfação do cliente.

 

Chatbots de Inteligência Artificial 

Ao mapear situações, ajudar a tomar decisões, resolver problemas e facilitar diversos processos internos e externos, a IA chegou para revolucionar todo o mercado digital e promete ser uma forte tendência para os próximos anos.

Inclusive, quando o assunto é atendimento ao cliente, uma das maiores inovações é o ChatBots de Inteligência Artificial. Na prática, os chatbots são softwares capazes de fazer o primeiro contato com o usuário, respondendo às suas principais dúvidas de forma rápida.

Por aqui, nós já utilizamos a IA dentro das nossas estratégias e podemos garantir que apesar desse contato ser feito por máquinas, o processamento de linguagem natural é o mais humanizado possível. 

Com as melhores ferramentas e as técnicas de machine learning, o chatbot aprende e personaliza o seu contato, de acordo com os dados e interações do usuário.

 

Interação por voz

Com cada vez mais adeptos, a interação por voz é uma das maiores tendências para o futuro do mercado digital. Só para você ter uma pequena amostra, cerca de 48% dos brasileiros já utilizam o serviço de voz semanalmente. 

E esses números só tendem a aumentar graças à facilidade, praticidade, comodidade e agilidade da interação por voz.

 

Realidade aumentada 

Uma das maiores inovações no mercado digital, a realidade aumentada mergulha o usuário em uma experiência única no universo online.

A realidade aumentada insere elementos virtuais em um ambiente físico e dessa forma personaliza a experiência do consumidor. Além disso, a tecnologia otimiza todo o processo de vendas e é um grande diferencial entre os concorrentes. 

Um exemplo dessa inovação é a Tintas Coral, onde o consumidor com o seu smartphone em mãos, pode apontar para um cômodo e visualizar como aquele ambiente ficaria na cor desejada.

Outro exemplo da implantação da realidade virtual é no ambiente educacional. Diversas escolas e universidades utilizam da tecnologia nas suas estratégias de marketing educacional e também dentro do seu método de ensino para imergir o aluno dentro dos conteúdos.


E já que falamos do marketing educacional, temos uma dica extra para você, o nosso post: Fatores cruciais da retenção de alunos no sistema de ensino. Descubra como investir em estratégias mais assertivas e evitar a evasão dos alunos.