Blog Mkt4edu - Captação de alunos

4 estratégias de fidelização de alunos para universidades - 4Revops

Escrito por Gustavo Goncalves | 22/03/2018 12:00:00

Muitas vezes focamos na captação, mas esquecemos que os esforços de retenção de alunos são ainda mais importantes para o equilíbrio financeiro de uma instituição de ensino. Kotler, aquele brilhante autor do marketing, fez uma analogia interessante em seu livro (2010): conquistar novos clientes, mas perder os antigos é como “sistematicamente adicionar água a uma panela que possui um pequeno furo”.

Para que a sua estratégia de marketing não seja como uma panela furada, você deve pensar em boas táticas de fidelização de alunos. Saiba quais são elas e como implementá-las:

Aqui você encontra:

  1. Ouça a sua comunidade estudantil;
  2. Valorize o seu corpo docente;
  3. Facilite a permanência dos estudantes;
  4. Invista na educação continuada.

Vamos à leitura? Acompanhe!

1. Ouça a sua comunidade estudantil

Como saber dos problemas de uma faculdade e o que é possível melhorar se você não ouve a sua comunidade de estudantes? Não há coisa pior em uma universidade do que a sensação dos alunos de que suas demandas não estão sendo atendidas. Para evitar que isso ocorra, é preciso investir em um bom relacionamento.

A construção dessa relação envolve a manutenção de canais de atendimento que funcionam, no andamento de questões que foram protocoladas nos departamentos da instituição e no monitoramento dos clientes em canais como as redes sociais.

2. Valorize o seu corpo docente

A insatisfação de professores, seja por baixos salários ou falta de perspectiva na carreira, leva à insatisfação dos alunos. Um corpo docente pouco valorizado produz aulas pouco interessantes e não se empenha em fazer diferente nas salas de aulas.

O marketing de sua instituição não deve ser “só marketing”. Tenha um ensino de qualidade, ofereça as melhores condições para os seus professores e isso, naturalmente, aumentará a retenção de alunos.

3. Facilite a permanência dos estudantes

Alguns alunos saem da faculdade não apenas pela insatisfação com o serviço prestado. As questões financeiras, as dificuldades acadêmicas e em conciliar estudo e trabalho são os problemas mais frequentes.

A sua faculdade não deve ficar alheia a essas questões! Por isso, crie mecanismo que auxiliem os estudantes a superar essas dificuldades. Aulas extras de monitoria, oferecimento de bolsas parciais na mensalidade ou bolsas de pesquisa em atividades extras podem ser o incentivo que faltava para a permanência dos alunos.

Veja também:

 

4. Invista na educação continuada

Ao final, invista em um programa de educação continuada. Tenha certeza de que, se tudo foi feito corretamente nos passos anteriores, o aluno não pensará duas vezes antes de retornar à sua instituição de ensino.

Os programas de educação continuada envolvem a criação de cursos de pós-graduação, ou cursos livres, e a facilitação do acesso de ex-estudantes a eles. O objetivo, aqui, é promover a fidelização de alunos.

A retenção de alunos começa desde o primeiro dia do estudante na faculdade. Cada problema enfrentado, dificuldade encontrada e demanda não solucionada são fatores que farão com que, lá na frente, o cliente abandone a instituição. A captação é importante, mas a retenção é ainda mais!

Quer aumentar ainda mais a fidelização de alunos? Entre em contato conosco!