Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Qual a melhor plataforma de criação de chatbots? Entenda!

Escrito por Renan Andrade | 25/01/2022 17:00:00

Desenvolvidos com o intuito de facilitar a rotina de empresas e melhorar o serviço de atendimento ao cliente, a criação de chatbots é uma tecnologia revolucionária que já oferece muito para o marketing digital.

Para que sejam feitos de maneira certeira, com total capacidade de exercer sua função com qualidade, existe o que chamamos de plataforma de criação de chatbots. Não conhece nenhuma? Tudo bem, esse texto foi feito para apresentar as melhores opções e esclarecer todas as dúvidas sobre sua funcionalidade.

Para se aprofundar no assunto, confira esse conteúdo exclusivo feito para te ajudar no processo de criação e implementação dos bots no seu site e redes de comunicação! 

 

Funções e facilidades com a implementação dos bots

Os chatbots foram criados com o intuito de otimizar processos e servirem como auxílio para tarefas que antes necessitavam da mão de obra e esforço de uma equipe inteira. Contudo, com a ascensão desse tipo de tecnologia é possível encontrar bots cada vez mais capacitados, com funções variadas, como por exemplo:

  • Atendimento de clientes;
  • Conversão de visitantes em leads;
  • Direcionamento para equipes específicas;
  • Aplicação de testes e provas;
  • Recebimento de documentações;
  • entre outros.

Quais as melhores plataformas para criar chatbot?

Para a criação, desenvolvimento e aplicação desses robôs inteligentes, existem algumas plataformas que possibilitam todo esse processo de diversas formas, desde a mais intuitiva até a mais complexa.

Hoje, vamos apresentar 3 diferentes softwares que podem te ajudar no processo de implementação, seja de chatbot para whatsapp, outras redes ou até mesmo sites. Confira e saiba como possuir o melhor do chatbot na plataforma!

 

Landbot

Criado para ser de fácil acesso, o Landbot foi desenvolvido para que os usuários possam fazer suas criações mesmo sem a implementação de códigos para navegação.

Interativo, este é um sistema bem avaliado principalmente por ser de fácil acesso e contar com um sistema intuitivo. Criado para captar leads, os bots podem ser explorados em plataformas.

 

Dialogflow

O DialogFlow é uma plataforma de criação e gerenciamento de bots, onde é possível fazer com que o robô seja capaz de compreender a linguagem natural, ou seja, se torne capaz de entender os mais variados tipos de diálogos. Tudo isso para oferecer um atendimento mais completo e inteligente, diminuindo a distância entre o cliente e seu atendente virtual.

Com ele, é possível fazer integrações como criar um chatbot para whatsapp, para o chatbot hubspot, chatbot para facebook, apps e site.

 

Veja também:

Manychat

Focado para negócios do metaverso, como Facebook, Instagram, Whatsapp e outras plataformas como SMS e E-mail, o Manychat é um chatbot voltado para o atendimento automatizado dentro da rede social. 

Atuando como assistentes virtuais dentro do chat da empresa, esse é um serviço que chama a atenção do lead por ser um contato imediato e integrado à página da empresa.

Para utilizar esse bot, é possível optar por um dos planos da empresa, que pode ser o free (com menos funções disponíveis) ou o plano pro (custando atualmente 15 dólares, equivalente a cerca de 84 reais). 

Cada um dos planos atende às necessidades de empresas com diferentes tamanhos. Opte por aquele que for mais interessante, de acordo com o valor de investimento disponível, mas também com a necessidade existente para a aplicação do bot.

 

3 maneiras de deixar um chatbot mais inteligente

Para aproveitar o melhor que seu chatbot pode oferecer de serviços, é possível tornar esse sistema (ainda) mais inteligente utilizando algumas ferramentas e execuções capazes de agregar valor e utilidade a tudo que é construído.

Do mais simples item a mais complexa aplicação, existem diferentes investimentos que desaguam no mesmo objetivo, mas com diferentes resultados que correspondem à profundidade e aplicação no bot. 

Sabendo disso, confira agora uma lista selecionada com as três melhores maneiras de otimizar seu chatbot e fazer o serviço prestado ser cada vez melhor para o cliente e consequentemente para a sua empresa!

 

1. Inteligência artificial

Com a implementação da Inteligência Artificial, as possibilidades e funcionalidades são consideravelmente expandidas. Isso porque, com base em um fluxo inserido na memória do sistema, o próprio bot começa um processo de alimentação, onde torna-se capaz de aprender e aperfeiçoar o serviço com base no que é visto na prática do dia a dia.

Isso também traz benefícios para a organização de dados, pois torna-se mais efetiva e ordenada de acordo com a sua programação. Por exemplo, é possível fazer todo o processo de matrícula desde a inscrição, passando pela prova online e indo até o envio da documentação do aluno, tudo isso utilizando a versatilidade do chatbot somado à Inteligência Artificial.

 

2. Se feito com NPL: treinamentos diários

O chatbot tem como princípio e base o raciocínio humano. Desta forma, a analogia que mais se aproxima é o desenvolvimento do chatbot como o ensinamento semelhante a de uma criança. Isso porque, é possível realizar treinamentos para que suas funções sejam potencializadas, criando mais possibilidades e enriquecendo o repertório do bot para que os serviços prestados sejam cada vez melhores e eficientes.

Esse tipo de treinamento para deixar o chatbot mais inteligente deve ser um processo intensivo e diário para que o sistema seja capaz de ter sua capacidade de atuação expandida até que as brechas de contato possam ser devidamente contidas.

 

3. Aplicação de pesquisas

Por último, mas não menos importante: existe a possibilidade de aplicar pesquisas de satisfação que podem auxiliar no aprimoramento e aplicação do chatbot. Esse já é um termômetro utilizado de forma abrangente por milhares de equipes de marketing ao redor do mundo. Sendo tão eficiente para entender comportamentos e medir a efetividade da ação, com uma pesquisa é possível saber como está a percepção dos clientes sobre o serviço.

A partir desses dados coletados através do próprio chatbot, o time de gestão pode começar a pensar em soluções e implementações de acordo com as necessidades apresentadas. Logo, o bot é capaz de fornecer informações para o seu próprio uso, otimizando o serviço prestado.

 

O chatbot é o investimento certo para você!

O chatbot criado na plataforma ideal, com recursos a seu favor e a implementação de serviços para sua otimização é a receita do sucesso para as empresas que pretendem se aproximar do cliente e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado.

Além do que explicamos neste texto, existem bots com funções definidas, como é o caso dos sistemas desenvolvidos para o setor de atendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post  “Chatbot de atendimento: qual o melhor canal para usar?” e saiba qual dos apresentados se encaixa melhor à sua necessidade e realidade de mercado! 

Não perca esse conteúdo rico que vai ajudar a definir melhor seu processo de criação do bot.