Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Inteligência Artificial e sua ajuda na retenção de alunos

Escrito por Renan Andrade | 10/08/2023 16:06:23

Há alguns anos, talvez não fosse possível imaginar que o futuro do marketing educacional estaria ligado a máquinas. Mas hoje em dia, com os avanços tecnológicos, a utilização da Inteligência Artificial não só é realidade no cenário educacional como é fundamental para uma estratégia eficaz de retenção de alunos e uma boa experiência do cliente.

Em tempos de grande evasão com inúmeros alunos desistindo do curso no meio do caminho, a IA tornou-se o segredo das instituições de ensino para reverter a situação, aperfeiçoar as estratégias de marketing e melhorar a experiência do consumidor.

Mas afinal, na prática, como é feito isso? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue conosco e descubra como a IA pode ajudar na retenção da sua instituição de ensino.

O que você vai ver neste post:

Boa leitura!

Como a IA pode ajudar na retenção?

Se você é leitor assíduo do nosso blog, já deve ter lido por aqui sobre a Inteligência Artificial! O fato é que o futuro chegou para as instituições de ensino e, caso você ainda não tenha implementado na sua universidade, chegou a hora de repensar o assunto.

Em resumo, a inteligência artificial permite que processos antes feitos por humanos sejam realizados por máquinas, otimizando o seu tempo e automatizando o processo. De forma mais prática, a máquina vai executar tarefas e, de acordo com os dados recebidos, pode aperfeiçoar suas táticas.

No cenário educacional, como já dissemos anteriormente, essa ferramenta é essencial! Quando o assunto é a retenção de alunos, a IA pode ser decisiva para a permanência dos seus estudantes e nós vamos lhe mostrar como. Vamos lá?

Antecipa cenários e possibilita a construção de uma estratégia mais assertiva! 

Por meio de análises preditivas dos dados dos alunos que já estão matriculados, é possível identificar os estudantes que estão mais dispersos com os conteúdos da sua instituição. Dessa forma, você se antecipa e pode elaborar conteúdos estratégicos que voltem a atrair e alcançar esses alunos.

Imagine a seguinte situação: sua instituição tem um estudante que não abre os seus e-mails e, há um bom tempo, não visita qualquer uma das suas plataformas, nem mesmo faz o download dos seus conteúdos. Esse aluno está cada vez mais distante da sua universidade e a sua comunicação com ele precisa ser restabelecida.

Com o sistema inteligente, é possível identificar os  padrões de comportamento do aluno e analisar as suas ações. Nesse ponto, com a antecipação do cenário, sua instituição consegue identificar a tempo tal situação e pode construir uma nova estratégia que evite a evasão desse estudante. 

Com a IA, você personaliza a experiência e cria um relacionamento com o aluno!

Gerar uma conexão com o estudante nem sempre é tarefa fácil, é preciso que o aluno se identifique com sua instituição e se comunique com você!  Mas para desenvolver um relacionamento sólido, o segredo é a comunicação personalizada. 

Com a IA, é possível automatizar respostas de acordo com o comportamento do usuário. Dessa maneira, sua universidade faz com que o aluno se sinta compreendido pela sua instituição. 

Aqui, os profissionais de Copy entram em cena! Com as informações descobertas pela IA, o setor criativo é orientado a produzir conteúdos mais assertivos, de acordo com as dores e necessidades do aluno.

Veja também:

Chatbots: sua universidade sempre à disposição!

A jornada do aluno não termina quando ele se matricula, é preciso acompanhá-lo em toda trajetória e se fazer presente para que ele permaneça na sua instituição. 

Nesse ponto, é necessário um atendimento ágil para responder as possíveis dúvidas do estudante e mostrar que a Universidade está ali para ajudá-lo no que for necessário. 

Mas a grande questão é: como estar disponível 24 horas para atendê-lo? Só tem uma resposta, a inteligência artificial

Com uma interação mais humanizada, o objetivo do assistente virtual é agilizar o processo e realizar o primeiro contato com o aluno. Com o chatbot, as máquinas realizam o atendimento ao cliente e tiram as suas dúvidas de forma prática. Mas caso seja necessário, o assistente virtual encaminha o estudante para um dos atendentes da universidade.

Com um bom atendimento, a sua instituição pode oferecer uma experiência personalizada e mais rápida ao aluno, aumentando o nível de satisfação e mostrando que esse é o lugar certo para ele continuar a sua graduação. 

Como tem sido a experiência dos seus alunos?

Agora que você conhece como a IA pode impactar a sua retenção, é hora de entender um pouco mais sobre a experiência do seu aluno. Afinal, como medir o nível de satisfação do cliente? É sobre isso que vamos falar neste tópico! 

Para compreender a jornada do consumidor e construir estratégias mais assertivas, é necessário saber como tem sido a experiência do usuário com a sua instituição, desde o processo de matrícula até o pós-venda. 

Com o monitoramento de métricas específicas e o entendimento aprofundado dos dados coletados, a  sua instituição tem a oportunidade de aperfeiçoar seus serviços. Lembre-se de que a satisfação do cliente é sinónimo de que você alcançou o seu principal objetivo e tem uma estratégia de sucesso! 

Para te ajudar a saber se você tem alcançado os resultados esperados, a seguir, separamos as principais métricas que você precisa levar em conta na hora de medir a satisfação do seu cliente.

Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é uma métrica de satisfação com o objetivo de analisar o nível de fidelidade dos seus clientes, ou seja, dos alunos matriculados. Por meio da base de dados coletada em cada feedback do aluno, desde respostas de um questionário, dados e outros indicadores, é possível saber o grau de lealdade e melhorar o desempenho da sua instituição. 

Se a sua Universidade tem uma baixa taxa de recomendação por parte dos alunos, deve haver algo errado nas suas estratégias, e é preciso pensar em novas táticas para fazer com que os alunos voltem a ter interesse em permanecer na sua instituição. 

O cálculo é simples, quanto maior a satisfação do cliente, maiores são as chances de ele permanecer na sua faculdade e recomendá-la para outros alunos.

Customer Effort Score (CES)

Com o foco em medir o esforço do cliente para realizar determinada ação, o Customer Effort Score é uma métrica essencial para analisar a satisfação dos clientes. Como abordamos acima, uma resposta rápida e personalizada pode ajudar a tirar as dúvidas do aluno e aumentar sua satisfação com a universidade. 

É nesse ponto que entra em ação o CES, a métrica tem como objetivo medir quanto trabalho o seu cliente tem para resolver algum problema, tirar suas dúvidas ou entrar em contato com a sua universidade. Quanto mais tempo ele demora para executar uma ação ou conseguir uma resposta da sua universidade, maior tende a ser sua insatisfação com o atendimento da sua instituição de ensino. 

Com o Customer Effort Score, a sua universidade pode identificar se seus processos são simplificados e o que precisa melhorar para agilizar o atendimento ao aluno com maior eficiência. 

Customer Satisfaction Score (CSAT)

Em resumo, o intuito do Customer Satisfacton Score (CSAT) é avaliar a satisfação do aluno referente aos serviços promovidos pela sua universidade, desde o campus às atividades dentro da sala de aula e, até mesmo, o curso oferecido. 

Diferentemente da NPS, que foca a fidelidade e a métrica de CES, que se concentra no esforço do usuário, o CSAT capta o feedback dos alunos a respeito dos seus serviços. Por meio dessa métrica, é possível identificar se a sua instituição tem feito um bom trabalho na visão do estudante. 

Por fim, com base nos dados dessas avaliações, a sua equipe de marketing pode identificar quais pontos melhorar e criar estratégias de retenção e captação mais assertivas. Com as métricas listadas acima, você pode conhecer a visão do aluno a respeito da sua instituição de ensino. 

Afinal, qual tem sido a perspectiva dos alunos a respeito da sua universidade? Sua instituição de ensino é vista como uma faculdade que os escuta e resolve seus problemas com facilidade ou como uma instituição de difícil acesso e cujos estudantes têm dificuldade para entrar em contato? 

Com as respostas em mãos, é hora de repensar suas táticas e utilizar a inteligência artificial a seu favor para agilizar os processos e otimizar a experiência do cliente. E já que estamos falando em estratégias de marketing educacional, a Mkt4Edu é referência no assunto. 

Somos a maior agência de marketing educacional do Brasil, México e Estados Unidos e, também, a maior parceira do Hubspot a nível mundial. Quer conhecer mais sobre nós? Acesse o nosso site e descubra como podemos ajudar a mudar os seus resultados de captação de alunos!