Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Conheça 7 dicas de como criar e-mail de retenção de alunos

Escrito por Guillermo Tângari | 07/05/2020 18:27:57

Atrair, conquistar e vender é só parte do trabalho que sua Instituição de Ensino (IE) deve fazer com o Marketing Educacional. Mais do que isso, é especialmente importante trabalhar com a retenção de alunos.

Poucas coisas impactam tão negativamente uma IE do que o abandono de cursos. Enquanto os primeiros ciclos contam com turmas lotadas, os últimos apresentam uma alta taxa de desistência.

Isso precisa ser mudado e o e-mail Marketing é um dos seus principais aliados. Por isso, separamos algumas dicas para que você utilize essa ferramenta para reter alunos na sua IE.

Aqui você encontra:

  1. Faça uma análise preditiva para entender como evitar evasão de alunos;
  2. Segmente sua lista de e-mail Marketing;
  3. Foque na personalização como estratégia de retenção de alunos;
  4. Trabalhe com e-mails sucintos e visualmente agradáveis;
  5. Foque em um tema em cada e-mail enviado;
  6. Utilize o Marketing de Conteúdo como complementar ao envio de e-mails;
  7. Defina a melhor frequência de envio de e-mails.

Vamos à leitura? Acompanhe!

1. Faça uma análise preditiva para entender como evitar evasão de alunos

Para reter alunos em sua IE só existe uma coisa a ser feita: criar um bom relacionamento entre sua marca e os estudantes. Ao se aproximar dessas pessoas, entender o que elas buscam e oferecer soluções, a IE se posiciona como uma importante aliada na jornada profissional de cada pessoa.

Fazer isso, entretanto, exige informações. É necessário entender o que os alunos querem, quais são suas principais dúvidas, medos e que motivos comumente levam ao abandono do curso.

Esse levantamento pode ser feito por meio de uma análise preditiva. Essa técnica visa fazer o levantamento de possíveis motivos de desistências dos alunos e apontar ações que deveriam ser feitas para evitar a evasão.

Veja também:

2. Segmente sua lista de e-mail Marketing

Ao saber quem são seus estudantes, é necessário partir para o segundo passo: segmentar a lista de e-mails.

Enviar informações genéricas não é, nem de longe, a melhor estratégia para criar um bom relacionamento com seus estudantes. Por isso, dividir a sua lista com base em interesses, cursos, principais possibilidades de evasão e outros critérios é fundamental.

Crie quantas segmentações forem necessárias para que sua equipe possa trabalhar da forma mais personalizada possível. Tenha em mente que seus estudantes querem ser tratados como pessoas importantes, únicas e de grande valor para a IE.

3. Foque na personalização como estratégia de retenção de alunos

Segmentando a lista de e-mails, sua equipe tem a possibilidade de fazer um dos pontos mais importantes para reter alunos: personalização da experiência. Com uma boa estratégia, cada lista receberá exatamente as informações e conteúdos que mais combinam com seus interesses, dúvidas ou motivos que levam à evasão.

Imagine, por exemplo, uma turma do primeiro período de alguma Engenharia. Normalmente, esses alunos procuram por alternativas de esporte (como a atlética da IE) e festas/calouradas.

Enviar para eles informações sobre o que é a Atlética, como se registrar, vantagens e principais contatos é uma forma de mantê-los mais engajados na IE.

Por outro lado, estudantes ligados a áreas com uma forte busca por pesquisa (como as relacionadas à tecnologia ou saúde) podem receber informativos sobre como se preparar para a iniciação científica, abertura de novas vagas de monitoria, entre outros temas relevantes.

Graças à segmentação, a sua IE pode personalizar as mensagens para falar exatamente sobre o que os estudantes querem ouvir, desde estágios e pesquisa até festas, campeonatos e eventos.

4. Trabalhe com e-mails sucintos e visualmente agradáveis

Na composição dos e-mails, leve em consideração o perfil dos seus estudantes. Considerando o período no qual vivemos, mensagens mais objetivas e diretas tendem a ter mais sucesso.

Busque passar, já no primeiro parágrafo, o assunto do título do e-mail e evite rodeios para disponibilizar os links ou informações prometidas. Também é importante fazer uma boa organização da mensagem, criando intertítulos (como esses que usamos aqui neste texto), utilizando tópicos e evitando trechos muito longos.

Além disso, a informação principal do e-mail precisa estar em destaque, já que boa parte dos alunos nem sequer dará atenção a tudo o que foi escrito no corpo da mensagem.

5. Foque em um tema em cada e-mail enviado

Para facilitar o trabalho com e-mails objetivos e diretos, uma técnica é focar em apenas um tema por e-mail. Se a ideia é falar de vagas de estágio abertas, avise sobre datas, passe as informações de contato ou redirecione os estudantes para o local no qual eles terão todas as informações.

Não é interessante explicar sobre a postura nas entrevistas, roupas ou outras informações do gênero. Isso é assunto para outro e-mail (que pode ter sido mandado anteriormente e até mesmo avisando que vagas de estágio seriam enviadas no futuro).

6. Utilize o Marketing de Conteúdo como complementar ao envio de e-mails

Apesar do que falamos no tópico anterior, existe uma forma de você oferecer mais informações para seus alunos sem fugir da proposta de um e-mail sucinto: o Marketing de Conteúdo.

Se o blog da sua IE é constantemente alimentado e tem informações relevantes que podem ser linkadas com o assunto do e-mail enviado, é interessante fazer uma área de indicações ao final do e-mail ou citar alguns textos, ao longo do corpo da mensagem, que podem ser lidos para complementar as informações.

7. Defina a melhor frequência de envio de e-mails

Outro ponto que precisa ser pensado com cuidado é a frequência de envio de e-mails da IE. A melhor prática é deixar que os estudantes definam quantas mensagens eles preferem receber por semana e se gostariam de mensagens individuais ou apenas um resumo do que foi enviado ao longo dos últimos dias.

Isso é importante para garantir que as pessoas continuarão lendo os e-mails e não colocarão a IE na caixa de spams. Se a frequência for muito alta, os estudantes podem fazer isso e acabar reduzindo a confiabilidade do domínio utilizado para enviar os e-mails.

Por outro lado, mandar mensagens de menos também não é uma boa alternativa. Uma vez que isso poderia atrapalhar na retenção de alunos.

Como você pode ver ao longo do texto, basta que sejam respeitadas algumas regras e é possível utilizar o e-mail Marketing em sua IE como uma estratégia para reter alunos e garantir que os cursos continuarão com as turmas cheias, desde o primeiro até o último período.

Caso tenha gostado das informações e dicas deste texto, inscreva-se em nossa Newsletter. Com ela, você recebe conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!