Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Como melhorar o SEO de um site? As 6 dicas essenciais! - 4revops

Escrito por Renan Andrade | 28/04/2021 11:07:19

Uma boa estratégia de marketing no ambiente digital é fundamental para o bom desempenho de uma empresa nos tempos atuais. Afinal, é possível atingir objetivos incríveis e alcançar o sucesso apenas com os resultados orgânicos de um marketing de conteúdo eficaz. Mas, para isso, é necessário saber como melhorar o SEO de um site.

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias aplicadas na manutenção de sites e na produção de conteúdo, buscando-se a otimização para motores de busca. Ou seja, são diversas práticas que potencializam e melhoram o posicionamento de páginas da internet nos sites de pesquisa, como o Google.

Portanto, a intenção de melhorar o SEO de um site é aparecer em primeiro lugar quando algum usuário realizar uma pesquisa sobre o produto ou o serviço da empresa, sem que a organização precise pagar por isso.

Nesse post você verá:


Sendo assim, entenda, agora, por que é tão importante apostar em estratégias que colocam a sua empresa na primeira página do Google de forma orgânica e quais são as 6 dicas essenciais de como melhorar o SEO de um site para alcançar esse resultado. Leia até o final!

Por que é importante melhorar o SEO de um site

Quer crescer significativamente o tráfego do site da sua instituição, conquistar um maior reconhecimento de marca, gerar mais leads e aumentar o número de vendas? Então, você precisa entender como funciona o SEO e quais são as boas práticas de otimização de site para as páginas de pesquisa.

Afinal, estatísticas de marketing demonstram que 68% das experiências online começam com um mecanismo de busca. Além disso, de acordo com a HubSpot, pesquisas orgânicas são equivalentes a 94% de todo o tráfego online.

Por isso, produzir conteúdo e apostar em uma boa estratégia de SEO é o caminho para alcançar resultados orgânicos e aumentar a visibilidade online da instituição, assim como para conquistar mais clientes. Não é à toa que 61% dos mercadólogos afirmam que melhorar o SEO é a principal prioridade de suas estratégias de inbound marketing.

Para ficar ainda mais claro, basta pensar em como você chegou até este post e acessou este site. Provavelmente, foi por meio de uma pesquisa no Google, não é mesmo? Portanto, a sua própria experiência é um exemplo prático da importância de melhorar o SEO.

Agora que você entendeu a relevância do SEO, conheça 6 dicas essenciais para aplicar essa estratégia e realizar melhorias no site da sua instituição. Continue a leitura!

As 6 dicas essenciais de como melhorar o SEO de um site

Você quer estar no topo dos resultados do Google, de forma orgânica, para crescer exponencialmente o tráfego do seu site? Então, aprenda, agora, as 6 práticas que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Confira a seguir!

Faça uma boa pesquisa de palavra-chave

Os sites de busca funcionam por meio do uso de palavras-chave, também conhecidas como keywords. Portanto, uma boa pesquisa de palavra-chave é primordial para garantir que os usuários encontrem o seu conteúdo.

Para melhorar o SEO, as keywords devem estar presentes ao longo de todo o texto, na URL da página, no título, nos intertítulos e no texto alternativo das imagens do post.

Invista em um conteúdo relevante

Um conteúdo relevante é, provavelmente, o fator principal para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo e para um bom ranqueamento nos sites de busca. Isso porque a proposta de sites como o Google é responder dúvidas de acordo com as intenções de pesquisa do usuário. Portanto, o algoritmo reconhece e prioriza os conteúdos que conseguem alcançar esse objetivo.

Sendo assim, é importante se dedicar para produzir um conteúdo original e capaz de entregar uma solução rápida e satisfatória para um problema. Além disso, para converter visitantes em leads e clientes, o seu conteúdo precisa responder às perguntas feitas pelo usuário.

Capriche nos hiperlinks

Como vimos no tópico anterior, para um bom posicionamento nos sites de busca, o seu conteúdo precisa mostrar que é relevante. Portanto, linkar conteúdos do seu próprio site e de outros sites é uma estratégia essencial para um bom SEO.

Isso acontece porque, por meio de hiperlinks, sites como o Google compreendem que o seu conteúdo possui referências e embasamento. Outra vantagem dos hiperlinks é manter o usuário navegando no seu site e consumindo mais dos seus conteúdos, o que também contribui para o algoritmo entender o seu domínio como autoridade.

Vale ressaltar que é importante que outros sites façam links para o seu site, pois isso aumenta ainda mais a autoridade do seu domínio e o posicionamento dos seus posts nas páginas de pesquisa.

Mantenha o site sempre atualizado

A produção de conteúdo de forma constante é um fator que interfere no ranqueamento do Google, pois o algoritmo valoriza sites com publicações regulares e atualizadas. Por isso, não deixe de investir na manutenção e nutrição do blog da sua instituição.

Veja também:

Auditoria de site

Meta description é o texto curto que aparece nos resultados de busca, logo abaixo do título e da URL da página. Sendo assim, uma meta description é responsável por mostrar ao leitor que vale a pena clicar no link e ler o post completo. Dessa forma, quanto mais usuários acessam o seu post, mais o algoritmo entende que o seu conteúdo é relevante e deve estar na primeira página.

Por isso, atente-se ao uso das palavras-chave na meta description e capriche nas chamadas para ação, persuadindo o leitor a acessar o seu site.

Monitore a velocidade de carregamento do site

A velocidade de carregamento da página é primordial para a otimização de site e ranqueamento no Google. Lembre-se sempre de que os sites de pesquisa querem oferecer uma boa experiência ao usuário e proporcionar uma resposta relevante e rápida para as perguntas feitas. Ou seja, se o seu site não carregar em, no máximo, três segundos, o Google vai priorizar um site mais veloz que o seu.

Portanto, com base nos dados apresentados, é possível compreender a importância de saber como melhorar o SEO de um site e quais são as boas práticas para alcançar os resultados orgânicos desejados.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então, aprenda, agora, como melhorar o posicionamento orgânico dos seus conteúdos!