Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Como criar um canal no Youtube: um guia de como se dar bem

Escrito por Renan Andrade | 09/08/2022 20:52:17

Se você tem uma dúvida sobre determinado assunto ou interesse em algum tema e busca diretamente no Youtube, você faz parte da população que faz do Youtube o 2º maior mecanismo de busca em todo o mundo, atrás, somente, do Google.

Se as pessoas do mundo inteiro estão recorrendo à plataforma para pesquisas, entretenimento e estudos, por que sua empresa vai ficar fora dessa onda gigante?

Para ajudar você a correr atrás e começar a investir nesse tipo de conteúdo, separamos dicas valiosas e o passo a passo perfeito para criar o seu canal no Youtube e estar cada vez mais próximo do seu público no funil de vendas. Confira agora!

Aqui você confere:

 

Boa leitura!

Por que criar um canal no YouTube para sua empresa

Visibilidade 

A regra é simples: quanto mais pessoas consumirem seu conteúdo, a plataforma enxergará como relevante e fará uma entrega maior para o público em questão, logo, mais pessoas estarão em contato direto com a empresa. No meio digital, essa visibilidade orgânica pode ser um divisor de águas para o seu projeto ou empresa.

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos todo mês, Youtube é sinônimo de visibilidade para os canais que utilizam a ferramenta de maneira adequada.

Autoridade

Assim como ocorre com os blogs, no Youtube, oferecer conhecimento é uma forma de mostrar o domínio sobre o assunto e entregar um material valioso para aqueles que buscam tal informação.

Com 82% do tráfego na internet sendo gerado por vídeos, a plataforma pode ser o que sua empresa precisa para se destacar no meio e levar ainda mais segurança para os usuários.

Passo a passo para criar o seu canal no Youtube

Para criar e ajustar as configurações mais importantes para o seu canal no Youtube, confira o passo a passo abaixo:

  1. Certifique-se de que você tem uma conta no Google com acesso a ele;

  2. Acesse a página principal do YouTube e crie sua conta no site;

  3. Depois de fazer login, acesse a bolinha no canto superior direito; lá estará a opção criar um canal;

  4. Clique em primeiros passos e siga as instruções para configuração, podendo começar com a imagem e nome da conta do Google ou personalizando um canal do zero;

  5. Você pode alterar a imagem, descrição, links para seu site e redes sociais;

  6. Acesse seu perfil e comece a otimizá-lo clicando em “personalizar canal”;

  7. Acesse as configurações gerais e mude a unidade padrão para BRL;

  8. Em canal, nas configurações avançadas, altere a primeira opção, caso você não produza conteúdo para crianças, assim, evitará problemas ou mesmo a perda do seu canal;

  9. Em padrões de envio, nas configurações avançadas, alterar a categoria e o idioma para que a plataforma entregue seu conteúdo para o público adequado;

  10. Volte para a página inicial do YouTube Studio e, em Branding, altere as imagens do banner, perfil e marca d’água;

  11. Comece o seu canal de sucesso!

Quer salvar para mais tarde ou passar para um amigo que pretende começar o seu canal? Basta fazer o download do infográfico sobre o assunto e conferir tudo que precisa para criar um canal de sucesso! Confira.

Veja também:

Clique na imagem e tenha o infográfico com as informações mais importantes para criar o seu canal no Youtube!


O SEO para vídeos é muito importante!

Para que seu conteúdo seja entregue para o máximo de pessoas possível, você precisa cuidar de alguns itens para melhorar o SEO do seu canal. Isso implica estar atento a alguns pontos que podem parecer irrelevantes, mas que são pontuados no sistema de análise do Google, plataforma proprietária do Youtube.

Assim, é preciso ficar atento e realizar, constantemente, algumas ações como:

  • Utilizar marca d’água nos vídeos;
  • Criar títulos atraentes com as palavras-chave certas;
  • Criar boas descrições;
  • Inserir tags sobre o conteúdo;
  • Inserir legenda nos seus conteúdos;
  • Responder aos comentários dos vídeos;
  • Tornar atraente a sua thumbnail, sem criar expectativas falsas;
  • Colocar os “capítulos” do seu vídeo para que o usuário possa navegar nele de acordo com o tema e seu tempo no vídeo;
  • Organizar seu conteúdo em playlists.

Além de seguir à risca as dicas acima, é preciso sempre se manter atualizado nas diretrizes da ferramenta para criar e fazer ajustes que mantenham seu canal adequado e pronto para o rankeamento na plataforma.

Tenha um canal de sucesso!

Agora que você sabe como criar o seu canal, é hora de investir em conteúdos de qualidade para alimentar o seu público. Lembre-se de adequar a linguagem e a mensagem para o meio, facilitando o entendimento e a absorção dos materiais pelo maior público possível.

Quer mais dicas de marketing e segmentação de público? Aproveita e já vira um inscrito no nosso canal no Youtube; lá, você encontra diversos conteúdos para entender seu público, adequar sua comunicação e fazer estratégias cada vez mais efetivas para o seu negócio. Confira no botão abaixo!

Ah, se você criou o seu canal com essas dicas, já deixa ele aqui nos comentários que a gente quer acompanhar esse crescimento! E não esqueça de baixar agora o seu infográfico para criar um canal no Youtube otimizado!😉