Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Captação e retenção de alunos: como trabalhar o branding?

Escrito por Gustavo Goncalves | 22/03/2022 12:00:00

Com o passar dos anos, as estratégias de captação e retenção de alunos passaram por grandes mudanças para acompanhar as transformações da educação de ensino, que, por sinal, foram muitas nos últimos anos. As instituições tiveram que se readaptar e pensar fora da caixa para atrair e captar alunos.

É nesse ponto que entra em cena o branding e o inbound marketing, que são estratégias essenciais para sua instituição de ensino e podem transformar os seus resultados. Quer entender por que investir em marketing digital e descobrir como o branding pode mudar os seus números? Nós te contamos! Separe papel e caneta, pois, hoje, vamos falar de uma estratégia fundamental no processo de captação.

Qual a importância do branding?

“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” – Philip Kotler, o pai do marketing moderno.

Philip sempre esteve certo e o branding é um reflexo disso. Quando falamos em marcas famosas, sabemos que uma lista de referências vem à nossa mente, e a maioria delas com cores e símbolos bem consolidados. Você não precisa nem dizer o nome para que elas sejam reconhecidas, com apenas o logo, milhares de pessoas já reconhecem a empresa em questão.

O fato é que todas essas marcas conquistaram uma conexão com o consumidor, e é aí que entra em cena o branding. Ele é responsável para que um aluno não só conheça sua marca como crie uma ligação com a sua instituição.

Em resumo, o branding é um conjunto de estratégias que realiza a gestão da sua marca, fortalece a imagem e os valores da sua IE. O objetivo é fazer o visitante criar uma identificação para que ele se torne um lead.

Se o investimento em marketing da sua instituição de ensino tem ficado em segundo plano, é hora de repensar as suas estratégias. É por meio do branding que você fortalece a reputação da sua universidade e aumenta a lealdade dos consumidores. 

Quer saber como trabalhar mais a sua marca? Confira o webinar publicado da Mkt4edu e descubra o que fazer para fortalecer a imagem da sua IE e aumentar a captação de alunos.

Como o branding pode ser aliado do inbound marketing?

Ambas as estratégias são essenciais ao se tratar do marketing educacional. Se você quer criar uma comunicação personalizada e humanizada, precisa do branding aliado ao inbound. 

As duas estratégias têm o intuito de criar uma conexão sólida com o aluno e fazer com que ele se sinta parte da sua instituição desde o primeiro contato. Juntos, eles criam formas para atrair, converter, fidelizar e encantar. O foco é o aluno, é  entender os seus desejos, preocupações e transmitir a ele que a sua instituição é a escolha certa para que ingresse no ensino superior. 

Se o branding faz toda a gestão da marca focada em reforçar os valores e solidificar a imagem, o inbound transmite essa mensagem por meio de conteúdos assertivos para nutrir o aluno, como o link patrocinado, e-mail marketing, blogs, entre outros. Nessa união, a junção de estratégia, tecnologia e estatística faz você reter alunos.

Como trabalhar o branding na minha instituição?

Falamos muito sobre a teoria, mas chegou a hora de colocar em prática. Se você quer saber como trabalhar o branding, confira, a seguir, três passos para inseri-lo na sua instituição.

A identidade visual é o primeiro passo!

Lembra o que falamos anteriormente a respeito de identificar uma marca pela logo ou associada a uma cor? É por meio da identidade visual que é possível registrar e associar a sua  marca na mente do consumidor. 

A identidade visual começa do logotipo e vai até a paleta de cores que você utiliza nas redes sociais da faculdade. É toda construção de como você é visto tanto online como offline, logo, desenvolva uma identidade visual para a sua instituição de ensino pensando no seu aluno, em uma estética que converse e esteja alinhada com a faixa etária.

Defina a personalidade da sua marca

Se você está se perguntando quanto investir em publicidade para alcançar resultados, saiba que é preciso mais do que um bom orçamento, é necessário estratégias bem definidas para alcançar com eficiência o seu público. 

Ao definir a personalidade  da sua IE, é mais fácil para o público associar a sua marca. Lembre-se de que essa é uma estratégia de conexão.  

Sua linguagem será mais formal? Sua personalidade é mais moderna? Você utilizará memes ou não pretende utilizar nenhuma das gírias que viralizaram na internet?

Sei que são muitas perguntas, mas quando você define a personalidade da sua IE, tudo isso fica mais claro para você e para o seu público! É a oportunidade não só de fazer com que ele se identifique com você como também de atraí-lo.

Veja também:

Utilize o marketing de conteúdo para criar valor a sua marca!

Quando o assunto é fortalecer a sua marca, o marketing de conteúdo, sem dúvida, ajuda você a criar conexões, desde uma régua de e-mail de matrícula ou até um posicionamento.

Por isso, aposte na elaboração de conteúdos autênticos. A comunicação precisa ser assertiva e seguir a mesma linguagem dos seus alunos. Outro ponto-chave para a comunicação da sua IE é a simplicidade! Estamos em uma geração rápida e imediata, por isso, priorize a linguagem simples e direta. 

Mas fique atento! Uma linguagem simples não quer dizer que você tenha que produzir mais do mesmo. Lembre-se de que, independentemente de qual for o conteúdo produzido, é importante investir em um texto informativo, que apresente um grande diferencial. 

Após todas essas dicas, é hora de repensar o seu investimento em mídia no Brasil e as estratégias utilizadas para sua marca. Caso sua instituição esteja enfrentando maiores problemas de como se posicionar nas redes sociais, você pode se aprofundar no universo das estratégias educacionais com o nosso e-book. Leia, agora, sobre Branding Educacional e gerenciamento de crises em redes sociais: como agir e o que evitar.