Blog Mkt4edu - Captação de alunos

6 estatísticas de outbound marketing que você precisa conhecer

Escrito por Gustavo Goncalves | 20/11/2018 11:00:00

Se você acompanha o blog da mkt4edu, já deve ter visto posts em que defendemos a adoção de estratégias de outbound marketing para instituições de ensino. Entendemos que o tradicional marketing de saída ainda é válido e funciona como um bom complemento às estratégias de inbound.

Quando baseado em dados para o melhor direcionamento das ações, o outbound marketing contribui para mais rapidez na conquista de resultados para a sua IES.

Por exemplo, por meio de ferramentas de análise de dados, sua equipe pode identificar qual estudante já está pronto para receber uma ligação do time de vendas, ainda que não tenha cumprido todas as etapas da jornada do consumidor.

Sabemos, porém, que ainda que digamos que o outbound precisa fazer parte do planejamento de marketing da sua instituição, dados têm maior poder para convencer você disso. Por isso, preparamos esta lista com 6 estatísticas do marketing de saída na Educação e do mercado em geral. Acompanhe:

 

1. 66,5% das instituições de ensino investe em marketing offline (EduTrends, 2016)

Antes do "boom" do inbound marketing e até mesmo do surgimento do marketing digital, organizações dos mais diversos segmentos se apoiavam no marketing offline.

Ainda que, hoje em dia, a aposta nas estratégias online represente uma parcela significativa dos esforços de marketing de uma IES, o marketing offline ainda tem seu espaço e confiança, inclusive por ter chegado primeiro e contribuído para a conquista de bons resultados.

Assim sendo, mais da metade das instituições de ensino do país investe em estratégias do tipo. 43,1% delas direciona até 10% do total de seu orçamento em estratégias como panfletos (77,8%) e participação em eventos presenciais (73,9%).

A saber, outras boas estratégias do marketing de saída na Educação são propagandas em mídias impressas como jornais e revistas, anúncios em rádios e televisão, outdoor e busdoor, ligação (telemarketing) e etc.

 

2. 63% das empresas investem em mídias pagas nas redes sociais (Social Media Trends, 2017)

Como haveria de ser, porém, a adoção de estratégias de marketing para faculdades segue caminho similar ao visto em outros segmentos. Assim, destacamos que mais da metade das organizações do país aposta no investimento em mídias pagas nas redes sociais.

Gigante mundial, o Facebook se apresenta como a segunda rede mais usada no Brasil (ficando atrás do YouTube). Por essa razão, 98,5% do total do orçamento utilizado se destina justamente a ações nessa rede. Inclusive, vale destacar, segundo o Content Trends de 2017, 73,2% das organizações têm o Facebook Ads como sua principal estratégia de publicidade paga para distribuir o conteúdo.

Nesse sentido, fica o adendo da importância de conciliar as estratégias de inbound e outbound marketing de sua IES, como apontamos no post Pago + orgânico: o segredo do sucesso está nessa combinação!.

 

3. 36,9% das organizações investem até 10% de seu orçamento de marketing em Facebook Ads e 32,5% investem até 10% desse orçamento em Google Adwords (Content Trends, 2017)

Ao todo, 57,2% das organizações consultadas para a Content Trens de 2017 investem em mídias pagas. Para não ter dúvidas de que essa ação representa uma boa estratégia de outbound marketing para instituições de ensino, os dados da pesquisa mostram o quanto as empresas investem em Facebook Ads e em Google Adwords especificamente.

Vale ter em mente que o Facebook se destaca por ser a rede social com o maior número de usuários no mundo e o Google, por sua vez, por ser o buscador mais utilizado em nosso país e na maioria dos outros. Assim, a análise é de que se não tivessem retorno positivo ao anunciar nas redes sociais e no buscador, as organizações não destinariam uma parcela de seu orçamento de marketing a essa ação.

 

Veja mais:

 

4. Dois terços dos consumidores (público) se lembram de uma marca específica que viram em anúncio pelo dispositivo móvel ao longo da última semana (Business Wire, 2018)

Como mostramos, os anúncios pagos para mídias digitais também fazem parte das estratégias de marketing para faculdades. E os dados indicam que anunciar nas redes sociais ― que são bastante acessadas por meio de dispositivos móveis ― pode fazer com que o público se lembre da mensagem e da sua instituição por um bom tempo, o que favorece a tomada de decisões futuras.

Porém, quando indicamos a adoção de estratégias de outbound hoje em dia, devemos considerar o comportamento do consumidor atual. Assim, ao invés de simplesmente disparar anúncios pelas redes, é importante que sua IES se apoie na análise de dados para entender como criar um anúncio atrativo e como direcioná-lo ao público certo.

 

5. 60% dos consumidores clicam em anúncios vistos em seus dispositivos móveis ao menos semanalmente (Business Wire, 2018)

Para complementar o dado anterior e torná-lo mais interessante, vale saber que o público não apenas se lembra de um anúncio, como também tem boas chances de clicar nele e conferir suas informações.

O que a Business Wire mostra é que mais da metade das pessoas clicam em um anúncio pelo menos uma vez em cada semana. E isso mostra que a estratégia contribui tanto para fortalecer a marca da IES quanto para aumentar o número de conversões e novos alunos e, por isso, é uma boa opção no marketing de saída na Educação.

 

 

6. Até 2021, a publicidade em vídeos crescerá e se transformará em uma indústria de US$ 22 bilhões (eMarketer, 2018)

O consumo de vídeos na internet cresceu 90% em três anos. Conteúdos dinâmicos e educativos apresentam diversas vantagens, como melhorar o posicionamento de marca, gerar engajamento e estreitar o relacionamento com o público.

Há, portanto, diferentes razões que levam empresas de segmentos variados, marcas e outros agentes do universo digital a investir na produção de conteúdos em vídeo como parte de sua estratégia de inbound marketing. Atrelada a isso está o uso da publicidade que se aproveita do alcance desse formato de mídia.

O crescimento da indústria da publicidade em vídeos, projetado pela eMarketer, indica que a estratégia gera resultados e, por isso, é cada vez mais buscada. Algo que a torna uma possibilidade interessante no outbound marketing para instituições de ensino.

Gostou do post? Leia também Pequeno guia de publicidade paga para faculdades e escolas!