Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Métricas mais relevantes para instituições de ensino superior

Escrito por Guillermo Tângari | 27/02/2018 12:00:00

Acompanhar métricas é fundamental para avaliar o desempenho de uma instituição de ensino. Porém, não é possível e nem produtivo medir tudo e, por isso, surge a pergunta: você sabe quais as métricas mais relevantes para uma IES?

Conhecer as métricas para instituições de ensino superior é importante para que você direcione seu tempo e recursos na coleta de informações que sejam realmente úteis aos seus objetivos.

Pensando nisso, fizemos este post apresentando métricas que podem ajudar qualquer IES a desenvolver estratégias mais certeiras para conquistar resultados cada vez melhores. Acompanhe!

Aqui você confere:


Boa leitura!

Porque acompanhar métricas é importante

Métricas, assim como os indicadores de performance que derivam delas, estão diretamente relacionadas às metas e objetivos estabelecidos para uma instituição de ensino.

Por meio delas é possível quantificar o trabalho feito para a captação de alunos, e então, avaliar sua efetividade. A partir disso, fica mais fácil aprimorar estratégias e tomar decisões mais seguras visando a conquista dos objetivos da IES. 

Métricas ensino superior: quais são as mais relevantes?

Existem diferentes métricas para instituições de ensino e determinar quais acompanhar é algo que, como já indicado, deve ser feito com base nos objetivos da própria instituição.

Em outras palavras, simplesmente copiar o que outra IES mensura pode não ser ideal. Porém, existem algumas métricas que podem servir como base para qualquer instituição, e são elas que vamos falar agora!

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é a métrica que mostra o valor que a instituição conseguiu a partir de uma determinada ação ou campanha.

Por exemplo, é possível verificar quanto a sua instituição de ensino gastou para ativar uma nova estratégia de captação de alunos e comparar esse valor àquele obtido com as matrículas desses novos alunos. Assim, descobre-se o quanto se arrecadou com essa campanha.

2. Custo de aquisição por aluno

O custo de aquisição por aluno está relacionado ao custo que cada aluno matriculado representa, com relação ao valor gasto durante a campanha de captação e os números de matrícula.

Para chegar a essa medida, deve-se considerar todo o investimento feito para a campanha (equipe de marketing, softwares, descontos, etc), desde o momento da ativação até o fechamento, com a confirmação das matrículas.

Agora, você deve saber que não necessariamente o seu custo de aquisição por aluno, será um número real! Isso porque, aqui na mkt4edu nós já identificamos que dentro da régua de captação, a pessoa que faz a matrícula na sua instituição hoje, pode estar sendo impactada com as suas ações nos últimos 3 ou 4 anos.

Então sim, é importante definir este número por campanha, mas também é preciso levar em consideração o número de potenciais alunos que estão sendo impactados, mas que podem converter apenas daqui a alguns anos. 

Veja também:

3. Valor do tempo de vida do aluno

O valor do tempo de vida do aluno (ou lifetime value) é o valor que cada aluno gera ao longo de todo o seu relacionamento com a instituição de ensino. 

Em outras palavras, essa é uma métrica que permite projetar quanto um aluno vai gerar de lucro desde a sua matrícula até a conclusão do curso. 

4. Taxa de conversão de leads em alunos

Por si só, a taxa de conversão de leads é uma das importantes métricas do ensino superior. Mas, pode ser ainda mais interessante direcionar essa medição para conseguir identificar quanto tempo é necessário para qualificar os leads da instituição e, então, melhor planejar as suas campanhas de captação e nutrição de leads.

Lembra que no item 2 falamos sobre o tempo que os leads demoram para converter? Então, acompanhar ele desde a primeira interação com o seu conteúdo até o momento onde ele vira cliente de fato, é essencial para identificar possíveis gargalos na comunicação e corrigir esses gargalos melhorando os resultados. 

5. Presença em sala de aula 

Tão importante quanto as métricas de acompanhamento de campanhas, é a taxa de alunos que frequentam as aulas da sua instituição. 

Este item é um dos mais importantes quando falamos no aumento da taxa de evasão, visto que um dos fatores que podem sinalizar a saída de um aluno da sua instituição é a frequência com que ele falta! 

É um indicador relativamente simples de acompanhar, mas de extrema importância. E muitas vezes, as instituições de ensino não dão a devida atenção para esse item. 

Aqui vão alguns impactos que a ausência do aluno em excesso, pode causar:

  • Dificuldade em acompanhar a turma;
  • Dificuldade de socialização;
  • Dificuldade em acompanhar o conteúdo programático;
  • Dificuldade em se manter informado sobre os acontecimentos da instituição; 
  • Dificuldade de gerar conexão com o ambiente. 

Ou seja: esse indicador é uma das chaves que irá te permitir atuar com antecipação em alguma ação para reter esse aluno e evitar que ele saia da instituição. 

6. Taxa de evasão 

Mais uma métrica que não pode deixar de ser acompanhada de forma alguma: a taxa de evasão. Ter uma alta taxa de evasão, é um forte indicador de que pode estar acontecendo algo de errado com a sua instituição. 

É bem importante buscar formas de entender os motivos que levaram os alunos a deixar a sua instituição para que você consiga atuar de forma preventiva e evitar evasões futuras por esse mesmo motivo. 

Como um software pode te ajudar?

Mesmo quando a instituição entende a importância de selecionar bem as métricas que deseja acompanhar, o volume de dados a ser coletado e analisado é alto. E isso torna o processo trabalhoso e passível de erros que comprometem os resultados.

Contar com o auxílio da tecnologia é uma alternativa que faz a diferença, uma vez que confere mais agilidade à coleta e, ainda, elimina falhas e dificuldades que tendem a ser comuns no processo manual.

Gostou do post? Aproveite e conheça 5 ferramentas para monitorar o desempenho do marketing educacional!