Desde que o marketing digital começou a se expandir, temos visto uma verdadeira batalha entre marketing on-line e marketing off-line. A verdade é que um não substitui o outro, eles são complementares, assim como as estratégias de publicidade, relações públicas, design e assessoria de imprensa, entre outras, contribuem para formar o mix de marketing integrado de qualquer instituição.
Para quem está mergulhado no mundo do marketing, é fácil perceber como os universos on e off-line estão entrelaçados. Mas, para quem não está tão alinhado assim com as tendências, talvez não fique claro que devemos, cada vez mais, trabalhar com o marketing integrado, proporcionando uma experiência omnichannel para nossos clientes.
Quer saber como fazer isso? Vamos adiante!
Você confere neste post:
Boa leitura!
Se o termo omnichannel ainda não faz parte do seu vocabulário, insira-o agora mesmo. Trata-se de conectar todos os pontos de contato com o cliente, tanto on quanto off-line, para proporcionar uma experiência de compra única.
Por exemplo: você pode criar uma campanha de distribuição de flyers no centro da sua cidade, visando divulgar o vestibular da instituição. No flyer, insira uma chamada para que o potencial aluno entre no seu site, realize um cadastro e concorra a um tablet ou então à isenção da taxa de inscrição na prova.
O importante é que os canais de marketing se cruzem, fortalecendo o relacionamento com seu público e atraindo mais oportunidades de conversão.
As ferramentas de live streaming estão revolucionando a forma de organizar, divulgar e executar eventos. Sua instituição de ensino pode criar um evento local e transmiti-lo em tempo real, com possibilidade de interação, pela internet.
Além disso, a realização de eventos híbridos, que combinam participação presencial e virtual, tem se tornado uma tendência crescente. Essa abordagem amplia o alcance da instituição, permitindo que um público mais diversificado participe e interaja, independentemente de sua localização geográfica.
Digamos que você esteja às vésperas de um vestibular. Organize aulões de véspera, chamando os vestibulandos locais para participarem presencialmente, e transmita-os via YouTube (ou outra plataforma) para vestibulandos de cidades vizinhas.
Uma força dessas antes da prova motiva qualquer estudante a querer entrar na sua universidade.
Veja também:
Parece que o SMS anda esquecido, não é mesmo? Mas ele é uma das estratégias mais eficazes de marketing off-line. Não há intermediários entre você e seu futuro aluno, e sua mensagem chega em questão de segundos até ele.
Aproveite para divulgar sua marca via bluetooth, num final de semana, dentro de um shopping. Envie um link para o site da IES ou convide o destinatário a responder uma pesquisa e concorrer a um prêmio.
Após a captação de um lead, você pode usar o SMS para enviar notícias, atualizações do blog da instituição e estimular o uso de hashtags em redes sociais, para ganhar maior visibilidade on-line.
Um dos benefícios mais valorizados das redes sociais é o poder de viralização que uma publicação bem feita tem. Você pode, por exemplo, criar um concurso cultural que estimule mais compartilhamentos nas redes sociais e, ao mesmo tempo, atraia várias pessoas para um evento presencial, como um mutirão para inscrições no vestibular.
A mesma tática pode ser usada para lotar um auditório em uma palestra ou fechar uma turma de um curso de extensão. As possibilidades são inúmeras!
Acreditamos firmemente que o marketing integrado é a melhor forma de colocar sua instituição de ensino em evidência. E você, quer nos contar sua experiência?
Não. O marketing on-line não substitui o off-line — eles se complementam. Juntos, formam um mix de marketing integrado que fortalece o relacionamento com o público e amplia as oportunidades de conversão.
É a combinação de estratégias on-line e off-line para proporcionar uma experiência consistente ao público, conectando todos os pontos de contato da instituição de ensino com os futuros alunos. É o caminho para uma comunicação omnichannel.
Um bom exemplo é usar materiais físicos, como flyers, que direcionem o público para o site da instituição. Ao integrar canais — físicos e digitais — você fortalece sua marca e aumenta o potencial de conversão.
Sim! Transmitir eventos presenciais ao vivo amplia o alcance da sua ação. Um aulão pré-vestibular, por exemplo, pode ser feito para o público local e, ao mesmo tempo, transmitido para outras cidades.
Com certeza. É direto, rápido e eficaz. Pode ser usado para divulgar conteúdos, promover ações em locais estratégicos como shoppings, ou até mesmo manter o relacionamento com leads captados.
Você pode, por exemplo, criar concursos culturais que incentivem o compartilhamento nas redes e levem participantes a eventos presenciais. Também é possível usar hashtags para estimular o engajamento on-line durante ações off-line.
Porque ele amplia o alcance da sua comunicação, fortalece a marca da instituição e melhora a experiência do aluno, seja online ou presencialmente. Além disso, aumenta a taxa de conversão de ações de captação e relacionamento.