Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Landing pages e conversão de leads: como aproveitar as oportunidades

Escrito por Gustavo Goncalves | 12/04/2018 12:00:00

O marketing on-line para instituições de ensino deve ser simples e facilitar o processo de vendas, acelerando a tomada de decisões pelo potencial cliente.

Oferecer aos visitantes do seu site um caminho que leva até a venda pode ser o primeiro passo para converter mais e evitar aquele limbo em que “se fala demais e tem-se resultados de menos”. É esse limbo do marketing complicado e que aponta para todos os lados que você deve evitar!

As landing pages são uma das ferramentas que otimizam o processo da compra e transformam visitantes do seu site em leads qualificados. Sem complicação, apenas com algumas regrinhas que passaremos a você neste artigo.

O que você vai ver neste post:

 

Quer mais conversão para a sua instituição de ensino? Continue a leitura!

Como as landing pages ajudam na conversão de leads

As landing pages são páginas com um só objetivo: a conversão.

Converter significa realizar uma ação que a sua instituição de ensino deseja: preencher um formulário, baixar um material, comprar um serviço. É nesse momento em que o usuário deixa de ser apenas visitantes do seu site para tornar-se lead ou cliente.

As landing pages, portanto, têm um formato específico. Elas devem ser bem óbvias, facilitar a ação e não oferecer outras alternativas além daquela desejada.

A ideia é simples: direcionar o leitor a uma página e oferecer a ele uma oferta que não poderá recusar. Um e-book sobre aquele curso superior que ele está de olho, por exemplo. Em troca, você ganha um formulário com nome e informações de contato preenchido — dados valiosos para o seu relacionamento com o lead.

Para ter sucesso na sua estratégia de marketing on-line para instituições de ensino, coloque em prática essas 5 ótimas dicas para converter mais com as landing pages:

1. Deixe clara a sua oferta

As landing pages com altas taxas de conversão são sucintas e apresentam claramente o objetivo da ação. A oferta deve estar clara, por isso, deixe explícito no título da página e no CTA aquilo que você oferece e o que o visitante deve fazer em seguida.

2. Monte um formulário que não espante o visitante

Para a captura de dados, você deverá montar um formulário que solicite informações relevantes para a campanha. Nome, e-mail, telefone, escolaridade. Mas não se empolgue com a quantidade de dados solicitada, apenas peça aquilo que seja imprescindível. Caso contrário, o visitante desistirá da oferta com tantas perguntas a responder.

3. Segmente a oferta

Nada de direcionar qualquer conteúdo para a sua landing page. Elas devem ser direcionadas para um público específico, caso contrário você terá uma taxa de visitação da página altíssima e uma conversão irrisória. Crie uma landing page para cada oferta e apenas link seu conteúdo a elas se tiver a certeza de que são interessantes.

Veja também:

 

4. Mostre os benefícios e os beneficiados

Deixe claro os benefícios daquela troca e os beneficiados por ela. Uma boa ideia é exibir depoimentos de clientes, alunos e ex-alunos que mostrem, com sinceridade, o quanto o seu conteúdo os ajudou.

5. Tenha uma página de agradecimento

Ao final, não esqueça de agradecer deixando clara a política de privacidade e o que você fará com os dados coletados. Faça isso por meio de uma mensagem rápida e simpática, convidando o leitor para continuar a jornada — fazer o download de um conteúdo, ler um artigo.

O marketing on-line para instituições de ensino é fantástico, não é mesmo? Com uma tarefa bem feita, a conversão de leads fica muito mais fácil e rápida. Siga essas dicas e veja os resultados aparecerem!

Não esqueça de comentar com sua dúvida ou sugestão. Estamos atento ao que você tem a dizer!

Confira também o nosso "Manual de melhores práticas para nutrição de leads no mercado educacional!"