Um estudante que está prestes a entrar no Ensino Superior não é convencido facilmente por qualquer campanha de comunicação. Ele quer que a sua instituição de ensino convença-o de todo o valor que você pode entregar, por meio de estratégias de marketing com foco no relacionamento.
Para que essas estratégias convençam, é preciso ir além, investindo em conteúdo, constância e segmentação. A tarefa parece requerer uma grande fatia do seu orçamento de marketing, mas saiba que é possível otimizar campanhas, trazendo mais resultados para a sua Instituição de Ensino.
Neste post, mostraremos como a análise de investimentos no Ensino Superior pode ser o que faltava para aumentar a sua inteligência competitiva. Acompanhe!
No marketing digital, especialmente no inbound marketing, é fácil se perder nas promessas de resultados, nas inúmeras métricas e se distanciar daquilo que realmente importa: o retorno da campanha sobre o investimento feito por sua instituição de ensino.
O marketing é uma ferramenta poderosíssima para alcançar resultados em todos os tipos de organização, mas não se pode perder de vista as vendas e resultados como os objetivos finais de qualquer estratégia.
É por isso que é necessário otimizar campanhas de marketing, reduzindo os recursos financeiros e de pessoal em cada ação.
Destacamos a análise de investimento no ensino superior como a principal forma de otimizar as suas campanhas de marketing e gerar inteligência competitiva para a sua instituição.
A partir de agora, cada decisão estratégica feita pela sua Instituição de Ensino deve ser feita com base em dados. Dados sobre o comportamento de alunos ou potenciais alunos em redes sociais, suas ações diante um e-mail marketing e sobre as métricas mais importantes de cada ação, como o custo por lead e o retorno sobre o investimento (ROI).
A partir da análise de cada uma dessas variáveis, você saberá como e quando agir. E o melhor: saberá o porquê de a sua estratégia de marketing não estar indo tão bem como gostaria, apesar de todo o investimento.
A análise de investimentos é fundamental para não insistir em campanhas que não dão resultados ou perder ótimas oportunidades de fechamento de vendas. Essa análise pode ser realizada por meio de ferramentas de automação, que aumentam a produtividade da equipe de marketing, otimizando as campanhas.
Veja também:
São formas de medir os resultados da sua estratégia:
Com a análise de todas essas informações, é possível criar uma inteligência competitiva que fará a sua Instituição de Ensino sair na frente da concorrência!
Continue na corrida pela maior captação de alunos: leia também nosso artigo sobre a jornada do consumidor no mercado educacional!
Porque a análise de investimentos é essencial para identificar se as estratégias da sua Instituição de Ensino estão gerando retorno real. Sem essa análise, há risco de insistir em campanhas ineficazes ou perder oportunidades valiosas de captação de alunos.
Ela permite decisões baseadas em dados, como comportamento dos leads em redes sociais, respostas a e-mails e métricas como ROI e custo por lead. Isso gera conhecimento estratégico e dá à instituição uma vantagem clara sobre os concorrentes.
Algumas das principais são: custo por lead, taxa de conversão, taxa de cliques e retorno sobre o investimento (ROI). Também é essencial observar o desempenho de cada conteúdo e a reação do público por meio de testes A/B.
Sim. A chave está em utilizar ferramentas de automação e análise de dados para aumentar a produtividade e direcionar melhor os recursos já disponíveis. Com isso, é possível fazer mais com menos — e com mais assertividade.
Compare os custos da campanha com o número de novos alunos matriculados no período. Analise também os dados de interação do público e faça testes para entender quais abordagens geram mais resultado. A resposta está nos números.
Ferramentas de automação de marketing, dashboards de controle e plataformas de CRM são ótimos aliados. Elas permitem acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real e tomar decisões baseadas em dados confiáveis.