Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Estratégia de marketing: para que serve a avaliação diagnóstica?

Escrito por Renan Andrade | 09/02/2022 19:24:12

De acordo com os médicos, é indicado que pessoas adultas realizem exames de check-up, pelo menos, uma vez por ano. O principal objetivo é monitorar as mudanças ocorridas no organismo nesse período de tempo, fazer uma avaliação da saúde e diagnosticar, precocemente, doenças e comorbidades que podem se manifestar no paciente, mesmo que não apresente sintomas.

Seguindo esse mesmo conceito, o motivo de se realizar a avaliação diagnóstica é encontrar oportunidades e ameaças para, então, organizar algumas soluções práticas durante o planejamento estratégico. 

Para compreender a fundo o conceito e a aplicação dessa análise estratégica tão valiosa para toda empresa, continue a leitura deste post e tire todas as suas dúvidas acerca do assunto!

Confira neste post:

Para que serve uma avaliação diagnóstica?
  1. Identificar a realidade do ponto de vista do usuário;
  2. Entender ações que estão sendo ineficazes;
  3. Sugestões de aprimoramento;
  4. Como uma avaliação pode ajudar na estratégia de marketing?
Por que contar com um serviço externo para realizar a avaliação?
Como melhorar a experiência do usuário?

Afinal, para que serve uma avaliação diagnóstica?

Se você está buscando algo para te ajudar a entender os gargalos e, então, otimizar processos, chegou ao conteúdo certo! Isso porque o principal objetivo da avaliação diagnóstica é ser uma ferramenta de coleta de informações que podem ser relevantes para se organizar processos internos e ações externas, tudo com o intuito de entender a fundo, com base em dados coletados, o que tem ou não surtido efeito nas intervenções realizadas.

Seja qual for o tamanho da sua instituição ou empresa: para ter resultados cada vez mais satisfatórios, é preciso investir nesse tipo de avaliação, pois é com ela que a estratégia utilizada pode ser melhorada rumo à potencialização e intensificação das ações de captação.

Abaixo, confira as 3 principais funções dessa avaliação diagnóstica e entenda mais sobre como esse processo pode ser necessário para sua gestão!

1. Identificar a realidade do ponto de vista do usuário

Quais os principais caminhos e ações feitas pelo usuário? Como o site e as redes podem suprir a necessidade de informação e alimentação desse usuário? Até onde os usuários chegam e por quê? 

Essas são questões fundamentais e norteadoras a serem analisadas logo no primeiro momento, em que os realizadores da avaliação estratégica começam a traçar caminhos e entender suas ações enquanto usuários que pousam na página de destino. Essa análise comportamental diz muito sobre efetividade.

2. Entender ações que estão sendo ineficazes

Após o primeiro momento, o avaliador parte para a etapa do ponto de vista interno, colhendo dados de softwares como SEMRush, Google Analytics, Google Search Console, Hotjar, Lucky Orange, entre outros.

A depender da necessidade e complexidade do projeto, é possível mesclar duas ou mais dessas ferramentas citadas.

Veja também:

3. Sugestões de aprimoramento

De acordo com os pontos analisados no diagnóstico de captação, é possível ter em mãos os pontos fortes e pontos de atenção para o site. Com isso, a empresa pode investir em otimização e mudanças que podem ser benéficas, aumentando as conversões e a experiência do usuário.

Como uma avaliação pode ajudar na estratégia de marketing?

Para entendermos esse ponto, vamos analisar um exemplo simples: pense que você acabou de fazer dois bolos, um de chocolate e outro de morango, e decidiu vendê-los. Em vez de ficar com o primeiro para experimentar e fazer as alterações necessárias, até atingir o sabor desejado, você, prontamente, os colocou à venda. 

Por se tratar de algo novo, no início, muitos clientes foram atraídos, e, ao final do dia, você percebeu que o bolo de chocolate vendeu 50% a mais, contudo, não entendeu o motivo.

Assim como no exemplo, a avaliação diagnóstica é uma estratégia de marketing focada em compreender todos os pontos que fizeram do bolo de chocolate um sucesso, mas também busca entender fatores da receita até a venda do bolo de morango, para, então, aprimorar todos os processos e fazer desse bolo um sucesso, assim como o outro.

Esse diagnóstico serve para ter as informações claras que serão utilizadas tanto na estratégia de inbound marketing quanto no outbound marketing.

Por que contar com um serviço externo para realizar a avaliação?

Apesar de servir para a compreensão de processos internos, os diagnósticos devem ser feitos por grupos ou empresas externas. Mas por quê? A lógica é simples: um analisador externo está menos propício a ponderações e análises parciais do cenário.

Por meio de ferramentas e sites especializados nesse tipo de avaliação, os responsáveis podem entender a efetividade primeiro, de acordo com o seu impacto no User Experience ou, em tradução livre: experiência do usuário. 

Para toda ação no meio digital, esse é um fator de extrema relevância, porque se trata, principalmente, do modo como a campanha, o site, as redes sociais etc. podem estar ou não suprindo as necessidades desse leitor que chegou às páginas criadas. Boa parte da avaliação é feita com base nesse contato entre marca e lead. 

Em seguida, serão levados para análise dados internos de performance e desempenho. Quando somados, esses dois itens constroem o cenário de onde serão extraídas as sugestões e os encaminhamentos para as próximas ações. Com uma equipe qualificada e expert no assunto, os dados serão minuciosamente estudados e a experiência será avaliada de forma 360, desde o estudo das plataformas até o Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o cliente.

E agora, como melhorar a experiência do usuário?

A partir dos dados contidos no relatório, o próximo passo é entender quais modificações e melhorias podem ser aplicadas para que os resultados possam ser melhorados. No final, a principal função da avaliação diagnóstica é servir como fonte de informações verídicas e fidedignas para a implementação de melhorias para os próximos intakes e campanhas de captação.

Para esse tipo de investimento, os resultados podem ser notados a curto, médio e longo prazo com a melhora da taxa de conversão e otimização dos processos de ensino. Em síntese: com essa avaliação diagnóstica, é possível pensar em mudanças efetivas que impactam diretamente o planejamento estratégico e, consequentemente, os resultados.

Viu só como estar atento a todos esses pontos é importante? A moral da história é: não se pode parar de investir em conhecimento e entendimento do inbound e outbound marketing. Se seu objetivo é tornar seus resultados cada vez melhores, conte com os nossos conteúdos! Assine agora a Newsletter e receba, em primeira mão, conteúdos relevantes e enriquecedores que o ajudarão a aperfeiçoar sua gestão!

Não perca tempo e assine agora mesmo.