Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Entenda como funciona a automação de marketing e CRM.

Escrito por Dante Fontenelly | 09/05/2023 19:21:51

A automação de marketing e CRM diz respeito ao uso de recursos tecnológicos com o objetivo de automatizar determinadas tarefas e processos de marketing, como geração de leads, envio de e-mail marketing e a gestão do funil de vendas. Para empresas que buscam formas de vender mais e soluções mais assertivas para sanar as necessidades de seus clientes, a automação pode ser a resposta.

Neste post, vamos entender melhor como essas práticas podem otimizar os fluxos de trabalho do seu negócio.

O que você vai ver neste post:

Boa leitura!

Como funciona a automação de marketing?

A automação de marketing é um conjunto de processos automatizados que permitem às empresas otimizar a gestão de seus leads e clientes, desde o momento em que se tornam conhecidos até o fechamento de uma venda. Por meio do uso de software especializado, é possível criar fluxos de trabalho que segmentem e personalizem a comunicação com o cliente, gerando leads qualificados e aumentando a conversão de vendas. Esses fluxos podem incluir ações como:

  • Captura de leads por meio de formulários em landing pages;
  • Envio de emails personalizados, com conteúdos e ofertas relevantes para cada etapa do funil de vendas;
  • Segmentação da base de contatos de acordo com alguns critérios, como perfil, comportamento, interesse e necessidades;
  • Lead scoring, que avalia a maturidade do lead de acordo com a interação com a empresa;
  • Nutrição de leads, com envio de conteúdo educativo e informativo para ajudar a educar o cliente e prepará-lo para a compra;
  • Automação de campanhas de mídias sociais e publicidade online para ampliar o alcance e gerar mais leads;
  • Análise de métricas e resultados para identificar os pontos de melhoria e ajustar a estratégia.

As funções de um CRM

O CRM ou Customer Relationship Management é uma ferramenta que permite gerenciar e monitorar todos os aspectos do relacionamento com o cliente, desde a primeira interação até o pós-venda. Com o CRM, é possível centralizar informações importantes sobre os clientes, tais como seus dados de contato, histórico de compras e interações, preferências, reclamações e feedbacks.

O objetivo do CRM é ajudar as empresas a manter um relacionamento próximo e personalizado com cada cliente, criando fidelização e aumentando a satisfação. Com a ajuda do CRM, é possível:

  • Identificar oportunidades de upsell e cross-sell, oferecendo produtos e serviços relevantes para cada cliente;
  • Gerenciar reclamações e feedbacks, buscando soluções rápidas e efetivas para os problemas apresentados;
  • Personalizar a comunicação e o atendimento, usando as informações do CRM para oferecer um serviço mais próximo e adequado a cada cliente;
  • Analisar métricas e resultados, identificando tendências e oportunidades de melhoria no relacionamento com os clientes.

Quando utilizadas em conjunto, a automação de marketing e o CRM podem ajudar as empresas a construir uma estratégia sólida de gestão de leads e clientes, aumentando a eficiência e a eficácia do processo de vendas e gerando resultados mais expressivos.

Fluxo de trabalho 

A automação de marketing pode ter um grande impacto nos fluxos de trabalho de uma empresa, especialmente se essa empresa depende de muitos processos manuais e repetitivos para gerenciar seus esforços de marketing. Aqui estão alguns dos principais impactos da automação de marketing sobre seus processos:

Redução da carga de trabalho manual

Com a automação de marketing, muitas tarefas realizadas manualmente, como enviar e-mails ou gerenciar campanhas publicitárias, podem ser realizadas automaticamente. Isso significa que as equipes de marketing podem se concentrar em tarefas mais estratégicas e criativas.

Aumento da eficiência

A automação de marketing pode ajudar a otimizar processos de marketing, reduzindo o tempo necessário para a realização de tarefas e minimizando erros, bem como melhorar a eficiência geral do departamento de marketing.

Melhoria da segmentação de público

A automação de marketing pode permitir uma melhor segmentação do público-alvo, possibilitando que as equipes de marketing entreguem mensagens mais personalizadas e relevantes aos seus clientes e prospects.

Maior visibilidade de dados

Com a automação de marketing, as equipes de marketing podem ter uma melhor visibilidade dos dados de campanha em tempo real, permitindo que eles monitorem o desempenho e ajustem suas estratégias em tempo hábil.

Melhor colaboração interdepartamental

A automação de marketing pode ajudar a melhorar a colaboração entre os diferentes departamentos de uma empresa, especialmente se houver integração entre as ferramentas de automação de marketing e outras ferramentas de negócios.

Em geral, a automação de marketing pode ajudar a melhorar a eficiência, a eficácia e a colaboração do departamento de marketing, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, bem como forneçam uma melhor experiência ao cliente.

Veja também:

Qual o impacto na retenção de clientes?

Uma das principais formas de a automação de marketing ajudar a reter clientes se dá por meio da personalização das comunicações e interações com os clientes. Com a automação, é possível segmentar a base de clientes de acordo com seus interesses, histórico de compras e comportamentos, permitindo que as empresas criem campanhas de marketing altamente personalizadas e relevantes para cada cliente. Isso pode aumentar significativamente o engajamento do cliente e sua lealdade à marca.

Além disso, a automação de marketing também pode ajudar a manter o contato com os clientes ao longo do tempo, por meio de campanhas de email marketing programadas, por exemplo, permitindo que a empresa se mantenha em contato constante com seus clientes, oferecendo conteúdo relevante e mantendo a marca presente em suas mentes.

Por fim, a automação de marketing também pode ajudar a identificar clientes em risco de abandono, permitindo que a empresa tome medidas proativas para evitar a perda de clientes. Por exemplo, é possível criar campanhas específicas para esses clientes, oferecer promoções ou descontos especiais para incentivar sua permanência.

Resumo: Para empresas que buscam maneiras inteligentes de aumentar sua produtividade, assim como a eficácia de seus processos e campanhas, a automação de marketing somada a um sistema de CRM promovem uma abordagem que pode maximizar os resultados de um negócio.

Quer saber como as ferramentas de um bom CRM podem ajudar a sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores? Confira em nosso outro blog post como a plataforma da Hubspot pode ser a maior aliada da sua empresa.