Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Competitividade na educação: como vencer seus concorrentes

Escrito por Guillermo Tângari | 10/05/2018 12:00:00

O mercado de educação tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. O surgimento de novos modelos de negócio, a expansão da Educação à Distância e a ampliação das redes privadas de ensino fazem parte desse novo cenário que intensifica a competitividade na educação.

Somado a isso, os estudantes possuem muito mais poder de decisão. Os vestibulares locais não são as únicas opções: qualquer um pode, através de programas como PROUNI e SISU, inscrever-se para faculdades de todo canto do país.

Além disso, os programas de financiamento e incentivo do Governo facilitam o acesso — um ganho para as instituições privadas, mas que acirra ainda mais a concorrência no mercado.

Para se dar bem nesse cenário, conheça as melhores estratégias de marketing para empresas de educação. Elas vão colocá-lo na frente da concorrência!

Um desafio: a competitividade na educação

No Censo de Educação Superior, divulgado em 2012, o Brasil era o quinto maior mercado de ensino superior do mundo. À época, havia 7,3 milhões de estudantes matriculados, um número impressionante mesmo para um mercado tão amplo.

O tempo passou e os números cresceram. No censo mais recente, foram identificadas pouco mais de 8 milhões de matrículas, a maioria delas em instituições da rede privada.

A estatística pode dar a falsa impressão de uma procura maior que a demanda, mas observe esses dados: existem mais de 3 milhões de cursos disponíveis na rede privada disputando, a cada semestre, novos alunos.

Sejam pequenas ou grandes, as instituições de ensino, especialmente as do ensino superior, já perceberam que é preciso agir com boas estratégias para enfrentar esse mercado tão amplo e competitivo. Panfletagem na porta de colégios e outdoors em vias principais já não são suficientes. É preciso investir em um marketing educacional bem planejado, mensurar resultados e adaptar-se a essa nova realidade.

4 estratégias de marketing para empresas de educação

Diante desses desafios, mostraremos como superar essa competitividade na educação por meio de 4 boas estratégias:

1. Inbound Marketing

No inbound marketing, as pessoas entram em contato com a instituição de ensino de forma ativa. Ao contrário das propagandas, por exemplo, que atingem as pessoas quando elas não querem entrar em contato com determinado conteúdo, o inbound parte do princípio da atração por meio, principalmente, da produção de um bom conteúdo.

O inbound marketing ajuda a superar a concorrência diminuindo os seus investimentos em mídias pagas e tradicionais, produzindo conteúdos segmentados e de alta qualidade e gerando autoridade para a instituição.

2. Automação de Marketing

Investir em uma boa estratégia de automação de marketing é estar um passo à frente da concorrência. Muitas instituições apostam nessa ferramenta, mas poucas entendem todo o potencial que a automação pode trazer para instituições de ensino.

Segmentação, análise de dados, análise da jornada do aluno: tudo isso é possível com a automação de marketing.

3. Marketing digital para a retenção de alunos

Captar alunos é muito bom. As salas de aulas enchem, o retorno no investimento aumenta, e todos ficam satisfeitos. O problema acontece quando a taxa de retenção é muito baixa e todo o esforço de captação vai por água abaixo.

Você deve se preocupar com a retenção de alunos tanto quanto se preocupa com a captação. Para isso, você pode lançar mão das mesmas estratégias, inclusive o marketing digital para manter o relacionamento. Relacionamento com a comunidade estudantil, aliás, é um dos pontos fracos de muitas instituições de ensino.

Veja também:

4. Segmentação

Para que cada uma das estratégias de marketing para empresas de educação apresentadas tragam resultados, é preciso produzir o conteúdo certo para cada cliente ou potencial cliente. Assim, é preciso segmentar a sua base de dados.

Somente com isso, você conseguirá atingir o público certo, além de evitar gastos com estratégias que não trazem retornos.

Com a competitividade na educação cada vez mais alta, não dá para continuar na mesmice. Invista em boas estratégias de marketing e veja a ameaça da concorrência se tornar cada vez menor!

Quer conhecer mais estratégias de captação de alunos? Conheça os serviços da mkt4edu!