Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Como fazer matrícula usando a inteligência artificial?

Escrito por Gustavo Goncalves | 23/08/2021 21:29:33

Apesar de parecer ficção científica, a Inteligência Artificial já está entre nós para realizar as funções mais diversas. Sempre atento às mudanças e tecnologias disponíveis, o Marketing Educacional já aderiu a esse tipo de recurso para objetivos como qualificação, conversão e até mesmo matrícula de leads.

O que é Inteligência Artificial?

Mas você não encontrará máquinas com cabeças holográficas ou sistemas gigantes para realizar esse trabalho de inteligência. Hoje, ela já faz parte da rotina de muitas casas e está, literalmente, na palma da nossa mão. Segundo a Forbes, alguns exemplos que podem ilustrar bem como funciona a inteligência artificial atualmente são empresas e serviços conhecidos mundialmente, como:

  • Alexa (assistente virtual da Amazon);
  • Corretores de Smartphones;
  • Siri (assistente virtual da Apple);
  • Netflix (por meio das indicações personalizadas);
  • Waymo (projeto de carro autônomo da Alphabet Inc., do Google).

Esse é apenas um dos diversos exemplos de atividades e captações que essa ferramenta inovadora pode trazer para diferentes negócios. Para todos esses, a premissa é a mesma: a captação de informações e a capacidade de aprendizado, possibilitando a retroalimentação desse elemento que, gradualmente, torna-se mais eficiente e capaz de compreender diferentes comandos, simulando, assim, alguns aspectos existentes na inteligência humana.

Aplicações de IA para marketing e vendas

Por exemplo, acessando o site de uma empresa de Marketing Educacional, no canto inferior direito, é possível notar a presença de um robô. Nomeada Duda, alí está o Chatbot da empresa. 

Sem uma aparição direta, com uma comunicação agradável e prestativa, a Inteligência Artificial utilizada tem como objetivo realizar o atendimento interativo e humanizado que seria feito por funcionários reais. Essa utilização é benéfica tanto para a empresa quanto para o usuário.

Como vimos no tópico anterior, há uma diversidade de ações que podem ser realizadas por meio de Chatbots. Abaixo, veja alguns exemplos!

Como fazer matrícula online com o chatbot e a IA?

Sabendo que um dos pilares da Inteligência Artificial é promover uma experiência personalizada, o marketing se apoderou dessa premissa para objetivos como a captação de clientes e o encurtamento de processos.

Para as Instituições de Ensino, essa possibilidade pode ser aproveitada para

captação de novos leads e, até mesmo, para se realizar o processo de matrícula, diminuindo o trabalho manual e possibilitando o remanejamento da equipe de atendimento em outras funções que demandam o trabalho humano.

Segundo dados, 71% dos usuários do meio digital desistem de realizar matrículas por conta de processos que estão além do digital, exigindo, assim, mais esforço, burocracias e, muitas vezes, deslocamentos. Visando a melhorar esses resultados, a IA aliada ao chatbot pode oferecer possibilidades de matrículas em multicanais, como Facebook e Whatsapp, incorporadas ao site e/ou como botão no site.

Essa diversidade permite que a coleta de dados seja organizada de forma automática, segura e rápida, bem como o encurtamento de processos e a otimização do tempo. Com a inserção desse elemento na plataforma escolhida, é possível realizar todo procedimento que vai desde a coleta de informações pessoais e de contato, pré-matrícula online até o estágio final com a assinatura do contrato, tudo isso sem interação humana e de forma rápida.

Para esse objetivo, uma das ferramentas utilizadas é o Watson. Entenda o seu funcionamento.

Leia também:

Sistema Watson

Criado com base em um dos modelos mais difundidos de IA, o Watson é uma Machine Learning, ou seja, trata-se de uma tecnologia que utiliza uma base de dados para que seja possível o aprendizado de diferentes informações e cenários. Sem a necessidade de atualizações feitas por humanos, o próprio sistema é capaz de oferecer, de forma apurada, uma comunicação mais alinhada com as necessidades do usuário.

Para compreender melhor, imagine que, em um parque de diversões, existe um bilhete anual, mas nem todos aderem ao programa. Por isso, a intenção é mapear e compreender os motivos e padrões para as não adesões ou compras efetivadas. As justificativas auxiliam na melhora do processo, pois evitam uma maior evasão e potencializam os resultados, já que a venda passa a ser melhor direcionada aos potenciais clientes.

Assim funciona o Watson. Qualificando, interagindo, compreendendo as dores, as necessidades e os comportamentos. Para o marketing digital, essa é uma forte estratégia, principalmente para a realização de matrículas, desde o encontro de leads qualificados até o processo final de fechamento da matrícula.

Benefícios do seu uso

Com um atendimento cada vez mais qualificado e assertivo, o Watson é capaz de gerar resultados mais positivos, destacando-se entre os demais. Alguns dos seus objetivos são:

  • Agilidade no atendimento;
  • Simultaneidade;
  • Conversão de informações em dados;
  • Construção de confiabilidade.

A IA utilizada para o chatbot ainda proporciona uma comunicação pessoal cada vez mais próxima de um atendimento humano, longe dos traços superficiais e maquiados.

Chegou a hora de viver o futuro!

Com tantos benefícios, a utilização de Inteligência Artificial para a realização de pré-matrícula e matrícula tende a ser cada vez mais uma escolha para as IES que pretendem se destacar e melhorar os seus resultados, proporcionando comodidade e eficiência livre das burocracias tão conhecidas por quem realiza o processo de matrícula.

Quer se aprofundar sobre o uso e benefícios da Inscrição online como estratégia de marketing? Acesse agora este post e saiba o porquê e a importância de sua aplicação!