Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Como captar e reter alunos? Dicas para otimizar o processo!

Escrito por Gustavo Goncalves | 24/03/2022 18:27:39

Quando se trata de instituição de ensino, seja de nível superior ou de Educação Básica no Brasil, todas têm um objetivo em comum: captar e reter alunos. De acordo com uma pesquisa  realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão afeta cerca de 5 milhões de alunos.

Mas como mudar esses números e atrair os jovens que deixaram os estudos de lado? Para alcançar os futuros universitários e potencializar os resultados, é necessário investir em um projeto de marketing voltado para captação.

No entanto, apesar das grandes metas das IE, um dos desafios é fazer com que as universidades e escolas compreendam a importância de se criar boas estratégias e otimizar seus processos para alcançar os alunos. Nem todas investem o necessário no marketing educacional para melhorar seus números. 

Pode até parecer contraditório, mas essa é a realidade de muitas IE que ainda estão em passos lentos, começando a se aventurar pelo universo do marketing educacional. 

O fato é que uma boa estratégia somada à otimização são o único caminho para mudar o número de matriculados. Então, chegou a hora de acelerar esses passos e mudar os seus resultados! Para auxiliar você a otimizar o processo, trouxemos quatro dicas que podem ajudar a transformar a sua captação de alunos. 

1. Invista no sistema de CRM

Você já deve ter ouvido falar do sistema CRM aqui no nosso blog, mas se a sua instituição de ensino ainda não aplica a ferramenta, saiba que esse é um grande erro. O CRM é um software que auxilia a sua escola ou faculdade a organizar e unir todas as informações dos seus clientes em um só lugar. No processo de tornar o visitante um aluno matriculado, ele é essencial! 

Já imaginou encontrar, com facilidade, os seus contatos? Com um sistema de CRM, você pode gerenciar todos os seus clientes em uma única plataforma, otimizando o seu processo. Além disso, a  ferramenta proporciona sua interação com seus contatos, o que, por sinal, é um grande aliado na sua gestão de relacionamento.

Como captação e retenção estão ligadas a um bom relacionamento, consequentemente, o CRM também reflete positivamente nos seus resultados. Mas seus benefícios não param por aí! Com um sistema de CRM, você pode enviar e-mails personalizados, marcar reuniões, fazer testes para compreender seu público, armazenar suas atividades e muito mais! 

O Hubspot é um exemplo de plataforma CRM que facilita e otimiza os processos da sua instituição. Se você ainda não conhece a ferramenta, pode conferir mais sobre o software  no canal no Mkt4Edu. 

No Webinar publicado no nosso canal, grandes profissionais voltados para o marketing educacional debatem sobre o hubspot como uma das ferramentas de otimização desses processos para atrair novos alunos. Descubra o que mudou após a implantação desse programa e saiba mais sobre os desafios das instituições de ensino.

2. Já pensou na matrícula digital? 

O futuro chegou mais cedo do que imaginávamos, devido aos últimos anos de ensino a distância, mas chegou! No entanto, apesar das mudanças, o ambiente de ensino online também trouxe grandes vantagens e facilidades, como a matrícula digital.

Seja no Ensino Médio ou Superior, ao implantar a matrícula online, sua instituição simplifica esse processo, tornando-o mais prático e rápido. Não é preciso mais se deslocar para garantir a vaga na universidade, com um clique, você pode realizar sua matrícula ou renová-la e fazer a assinatura de contrato digital.

Mas além da flexibilidade para aqueles pais que têm uma rotina corrida, a matrícula e a assinatura eletrônica também evitam filas, diminuem o tempo de espera, tornam esse processo mais ágil e otimizam a coleta de dados.

Caso você ainda esteja preso às matrículas somente presenciais, é hora de rever a sua gestão escolar e pensar em se adequar ao novo ambiente de ensino, que está mais conectado do que nunca.

3. Crie conteúdos estratégicos para captação!

Se você é um leitor assíduo do blog da MKt4Edu, sabe que um bom plano de comunicação é essencial no processo de captação e retenção de alunos. É preciso uma estratégia bem elaborada, focada no seu público-alvo, para que a sua instituição consiga fazer com que o visitante caminhe pelo funil de vendas.

Imagine a seguinte situação: sua instituição planejou uma estratégia incrível para o ensino fundamental e criou uma comunicação inicial para converter o visitante, com isso, a maioria tornou-se lead. Mas caso o marketing não tenha pensado na estratégia completa pós-conversão e em como nutrir esse lead, ele poderá ficar preso nessa etapa e não vir a realizar a sua matrícula. É importante tanto pensar em como atrai-lo como em nutri-lo constantemente e acompanhá-lo até que se torne um futuro aluno. 

No quesito conteúdo, uma dica importante para atrair os alunos e fortalecer a imagem da sua IE é a comunicação integrada. Caso você não saiba o que é comunicação integrada de marketing (CIM), estamos aqui para te ajudar!  

Em resumo, o CIM é uma estratégia utilizada para unificar toda a comunicação da sua instituição de ensino, ou seja, sua escola ou faculdade passa a ter a mesma voz em todos os canais, seja e-mail, seja na rede social. Essa ação faz com que a imagem da sua IE seja consolidada e torna a experiência do futuro aluno ainda melhor por meio da comunicação clara e direta em todos os meios.

Veja também:

4. Rotinas de análise: como criar a sua?

Quando se trata de otimizar os processos para diminuir a evasão dos alunos, não podemos deixar de citar a análise como uma das etapas fundamentais. Se você tem uma estratégia em execução, precisa dedicar tempo a rotinas de análise para saber o desempenho da sua ação.

Com a observação detalhada do seu planejamento, é possível saber se o seu sistema tem sido bem-sucedido e alcançado os resultados esperados. Além disso, é nessa etapa que você analisa se os seus objetivos estão alinhados à sua estratégia e consegue estruturar melhor o seu plano de marketing. 

É por meio da análise constante que você consegue identificar seus acertos e erros e quais os pontos negativos que precisa aperfeiçoar para captar mais estudantes. Nesse ponto, é importante ter em mente duas análises: a macro e a micro.

Na análise macro, é hora de estudar o funil de venda e ver como o visitante tem se comportado nesse processo. Já na análise micro, esse exame é mais detalhado em partes específicas, como a revisão de um link patrocinado, legendas para faceleads ou um e-mail marketing.

Captação de alunos: aumente seus números!

Não há mistérios! O grande segredo para atrair mais alunos é não ficar somente na leitura e sim colocar todas essas estratégias em prática na sua instituição de ensino. É hora de otimizar os processos e se adequar ao novo cenário da educação, tanto superior quanto básica. Para ajudar você a dar o primeiro passo hoje mesmo e começar a investir no sistema de CRM, confira nosso e-book de Captação de alunos usando o Hubspot e conheça como a ferramenta pode mudar os resultados da sua instituição.