Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Branding educacional e otimização de conteúdos saiba como utilizar

Escrito por Gustavo Goncalves | 19/10/2017 15:49:26

A construção de uma marca leva tempo e não depende apenas dos seus esforços de marketing educacional. O que determina sua marca é a percepção que as pessoas têm dela, em especial, seus alunos.

E, quando falamos em percepção, lidamos diretamente com questões subjetivas, afinal, o que é bom para um não o é para outro. Neste sentido, precisamos trabalhar a comunicação da marca pensando justamente em estabelecer conexões mais profundas com o público em questão.

Quando uma pessoa se sente emocionalmente ligada à sua instituição, a decisão de compra é reafirmada. E assim você tem a garantia de sucesso.

Confira neste post: 

Aplicando o branding educacional à sua instituição

O ensino é um valor intangível. Para alguns, estudar é um prazer e um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para outros, um esforço necessário. Em outras palavras, cada aluno tem um motivo para estar na sua instituição, o que exige a aplicação de mais de uma estratégia de construção de marca.

Mais do que isso: branding educacional pressupõe um profundo conhecimento sobre o propósito da sua instituição e também acerca de seu público-alvo. Saber para quem seus esforços de marketing educacional são direcionados contribui para melhorar a assertividade das ações e gerar melhores resultados.

Num segundo momento, é necessário determinar como a instituição pode gerar valor para o público em questão. Se estamos falando de jovens recém saídos do Ensino Médio, uma faculdade deve trazer promessas de um futuro promissor e de uma experiência acadêmica única.

Por outro lado, se o público encontra-se em profissionais já estabelecidos no mercado, quesitos como empregabilidade, formação prática e aplicada ao mercado são de valor imensurável.

É por esse motivo que o alinhamento entre a identidade da sua instituição e o perfil dos alunos buscados é essencial. A partir dessa identificação é possível atrair alunos mais engajados, que valorizem sua oferta de valor.

De nada adianta prometer inovação, estágios nas melhores empresas do País, se o que seu público espera é colocação rápida no mercado de trabalho, manutenção de carreira e atualização profissional, pois a faixa etária já não permite mais a participação em estágios.

É preciso enfatizar os atributos únicos da sua marca, deixar claro qual é sua missão e visão institucionais, para então fazer com que o mercado também os perceba.

Veja também:

O que branding educacional e otimização de conteúdos têm em comum?

Boa parte da construção da marca de uma instituição de ensino é feita com ações de marketing educacional on-line. Não podemos prescindir desse meio como um dos mais importantes na construção de relacionamentos com nosso público prioritário.

Neste contexto, os mecanismos de buscas são essenciais para conectar marca e público. E eles funcionam com base em palavras-chave, correto?

É aqui que a otimização de conteúdos entra como estratégia para conectar sua marca ao público certo. Fazendo a seleção correta de palavras-chave, é possível otimizar todo o conteúdo do site, blog, redes sociais, landing pages, links patrocinados, entre outras peças de comunicação, para que sua instituição sempre apareça nas primeiras posições nos resultados de buscas.

E mais: com essa estratégia é possível posicionar sua marca frente à concorrência, mostrar seus diferenciais e atrair cada vez mais pessoas interessadas em estudar em sua instituição.

Qualidade, confiança, credibilidade e reputação só são percebidas e construídas a partir do momento em que você comunica seus valores da forma adequada e pratica cada um deles diariamente na sua IES, gerando percepções positivas por parte de seus alunos.

Curioso para saber se os resultados do branding educacional e otimização de conteúdos realmente valem o esforço?