Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Você vende sua marca ou a experiência do aluno?

Escrito por Cesio Faria | 08/05/2018 12:00:00

Ao desenvolver sua estratégias para a captação de alunos, sua instituição de ensino pensa simplesmente em promover a própria marca ou em dar ao seus futuros alunos motivos que realmente podem convencê-los a se matricular?

Antes de refletirmos sobre a resposta apropriada, vale ressaltar que o objetivo deste post não é diminuir a importância de promover a marca da sua IES. Mas, sim, entender como associá-la a algo que realmente tenha valor para o seu público.

Quer saber mais? Continue a leitura, avalie suas estratégias e entenda como alcançar melhores resultados com o marketing educacional!

O problema em vender (só) a sua marca

Houve um tempo em que para fazer marketing na Educação era possível se concentrar em construir uma marca forte para a instituição com base nas posições alcançadas por ela em diferentes rankings da Educação.

As pessoas continuam reconhecendo instituições que se destacam segundo critérios relevantes para o seu mercado. Porém, atualmente, só esse reconhecimento não basta.

O aumento da oferta de cursos e a maior facilidade em ingressar em instituições de ensino são alguns dos fatores que apresentaram aos estudantes uma série de outros fatores a considerar na hora de escolher onde estudar.

Inclusive, deu a eles a oportunidade de se basear suas decisões em como se sentem com relação a cada instituição, seu posicionamento, a forma com que se comunicam e relacionam.

Por isso, se concentrar apenas em vender a marca, por mais forte que ela seja, é desconsiderar o que é importante justamente para o público que sua instituição deseja conquistar.

A vantagem em vender a experiência do aluno

Por princípio, uma instituição de ensino não vende um produto. Podemos até dizer que vende um serviço, mas é um serviço que é construído com base na experiência de ensino oferecida ao estudante.

Assim, considerar a experiência do aluno, não só enquanto matriculado, mas desde o primeiro contato e até após sua saída da instituição, é abrir espaço para que sua estratégia de marketing educacional realmente tenha potencial para levar à captação de alunos.

Uma vez que uma instituição se volta para aquilo o que é importante para o seu público, consegue atrair a sua atenção para estabelecer uma comunicação efetiva, capaz de gerar resultados.

Veja também:

Mais do que isso, ao vender uma experiência positiva, sua instituição pode não apenas ganhar novos alunos, como passa a contar com eles para construir uma marca mais poderosa.

Atualmente, o consumidor é ativo, participa, expõe suas opiniões e ajuda a construir uma marca. Assim, ao dar esse enfoque às suas estratégias, sua instituição passa a contar com um aliado que pode compartilhar sua experiência e influenciar a decisão de outros estudantes.

Como unir os dois pontos e otimizar a captação de alunos

Como prometido no início deste post, nosso objetivo é mostrar a você que vale a pena apostar na experiência do aluno e contar com essa estratégia para fortalecer a sua marca.

A ideia, portanto, é vender a marca enquanto experiência. Ou algo também chamado de brand experience, uma estratégia que foca no relacionamento do estudante com a instituição, fazendo com que este tenha uma experiência positiva e memorável, sinta-se interessado em tornar-se um aluno e, ainda, transforme-se em um propagador da marca.

Para tanto, a instituição deve ter atenção a todas as formas de comunicação com o seu público para desenvolver estratégias que gerem valor desde o primeiro contato.

Assim, alcançar o sucesso com essa estratégia do marketing na Educação é algo que só pode ser feito por instituições que se envolvem o bastante para conhecer bem esse público e saber do que ele precisa, como gosta de ser tratado, como abordá-lo e, claro, como conquistá-lo por meio dessa experiência.

Quer se preparar melhor para vender uma experiência e conquistar alunos? Conheça mais 3 estratégias de marketing educacional!