Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Tendências de marketing estratégico para instituições educacionais

Escrito por Tiago Soares | 16/10/2019 12:00:00

A revolução digital é uma realidade no setor educacional diante de uma grande concorrência. O setor se rendeu a transformação digital e vem apostando em tendências de marketing cada vez mais modernas para atrair novos alunos.

Sendo assim, as instituições de ensino precisam adaptar suas rotinas, mudando uma estrutura considerada como tradicional para uma que siga as tendências do mercado educacional.

Mas quais são as tendências de marketing estratégico para instituições educacionais do momento? A MKT4EDU preparou um material especial para inspirar a sua instituição por um caminho de transformação digital. Confira!

Uso de vídeos

A rapidez e o poder de convencimento por meio do visual faz com que as estratégias de marketing da instituição de ensino, baseadas em vídeo, seja uma das principais tendências do mercado. Por meio de vídeos, seja no Youtube, Facebook, Instagram e site, as chances de conversão aumentam.

Além disso, o vídeo funciona como um grande recurso para a venda. Segundo o Hubspot, um e-mail enviado com um vídeo tem 5 vezes mais chances de ser aberto, e a taxa de clickthrough é 8 vezes maior. 

E isso se dá por vários motivos, como, por exemplo, a possibilidade de personalização dos vídeos com base no público-alvo. Esse recurso é oferecido a equipe de sales pelo Hubspot, para que o conteúdo seja mais direcionado e, assim, as chances de prospecção sejam maiores. 

Sem contar que os vídeos se utilizam do elemento humano, gerando mais confiança, e tem um impacto muito maior na mente do possível prospect, em função do conteúdo ser completamente personalizado.   

Uma pesquisa da Single Grain revelou que um vídeo postado na landing page da instituição pode aumentar em 800% as chances de conversão de alunos. Saiba qual o impacto das landing pages no processo de vendas em nosso blog

Influenciadores digitais 

Um Estudo da Qualibest de 2018 mostrou que os influenciadores estão em segundo lugar quando o assunto é impactar uma pessoa em uma tomada de decisão, perdendo apenas para parentes e amigos.

Por esse motivo, muitas instituições de ensino vêm apostando em ações com os influenciadores digitais que tenham relação com o perfil das suas personas (que você pode saber como montá-las aqui), já que eles têm grandes chances de impactar e influenciar a decisão do potencial aluno.

Marketing de Recomendação

Existe recomendação melhor do que a de alguém que já utilizou um serviço? Por isso, o marketing de recomendação é uma grande tendência para as instituições de ensino que trazem resultados positivos. E de que forma a instituição pode aproveitá-lo? A instituição pode utilizar vídeos com alunos ou ex-alunos, depoimentos escritos no site da instituição ou até mesmo aproveitar prints dos comentários nas redes sociais.

Veja também:

Pode-se até estimular os atuais alunos a compartilharem fotos do seu dia a dia na instituição por meio de uma hashtag pré-determinada na ação, para que todos possam acessar e conferir mais detalhes do seu campus. 

Marketing de Experiência

A primeira impressão é a que fica funciona bem dentro do marketing de experiência, que é uma das grandes tendências para as instituições de ensino. Se antes o aluno só tinha seu primeiro contato com a faculdade nos primeiros dias de aula, o cenário atual é diferente.

Hoje inúmeras instituições de ensino oferecem visitas guiadas, tour virtual e até mesmo aulas experimentais para que o futuro aluno possa vivenciar a faculdade e conhecê-la um pouco mais a fundo.  

Business Intelligence

Transformar dados em insights. A amplitude gerencial que o business intelligence oferece às instituições de ensino fez com que ele se tornasse uma tendência no meio.

E por meio de dados concretos, e de monitoramento que as ferramentas de BI oferecem, é que a instituição tem como tomar decisões mais assertivas em campanhas, criação de conteúdo, divulgações etc. 

E você, quais dessas tendências de marketing utiliza no dia a dia da sua instituição de ensino? Deixe um comentário no post e conte para nós.