Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Aprenda a otimizar a jornada do aluno com essas 5 dicas!

Escrito por Gustavo Goncalves | 17/04/2018 12:00:00

Neste blog, explicamos o que é a jornada do consumidor aplicada ao mercado educacional e como esse caminho pode ajudar a sua instituição de ensino a aumentar as matrículas. Você aprendeu as três fases do funil de vendas na educação e os objetivos de cada uma delas.

Mas o que ainda não mostramos é como otimizar a jornada do aluno, tornando todas aquelas etapas do funil ágeis e direcionadas para a compra. Essa é a tarefa do artigo de hoje.

Pegue a caneta e papel (ou seu editor de textos favorito) e vamos lá!


Primeiro passo: o mapeamento da jornada de alunos

O primeiro passo para uma estratégia que tenha marketing e vendas alinhados é o mapeamento da jornada do aluno. Ele tem como função direcionar o potencial cliente a um objetivo final, identificá-lo e verificar as falhas no relacionamento que impedem a conversão em vendas.

Neste primeiro momento, não pretendemos mostrar a você como montar a jornada, mas daremos uma visão rápida sobre o assunto.

Você deve desenhar etapa por etapa do caminho do usuário até a consolidação da vendas, com o foco na experiência desse cliente. Defina o que leva o prospect a avaliar a sua solução oferecida, como ele chega até a sua empresa, como ele considera as diversas opções existentes no mercado e o que o faz decidir por sua instituição. Mapear a jornada é identificar cada um desses momentos e aplicar, posteriormente, ações adequadas a cada fase.

Dicas para otimizar a jornada

Tendo a jornada do aluno identificada, você deve querer saber: como acelerá-la até as vendas? Como converter mais aqueles que a estão percorrendo? Veja essas 5 dicas:

1. Automação

A automação de marketing é uma aliada das vendas e indispensável para os que querem otimizar a jornada do aluno.

Com ela, é possível integrar as plataformas de sua empresa e acompanhar, de perto, cada ação do usuário. O automação alcança também as campanhas em cada etapa, a qualificação de leads e o disparo de e-mails. Fortalecendo esse fluxo de nutrição, será possível uma conversão mais rápida dos seus contatos.  

2. Eliminação de etapas desnecessárias

Além da automação, a eliminação de etapas desnecessárias da jornada do consumidor oportuniza a otimização do caminho percorrido pelo aluno. Além de aproximar o usuário da compra, você evita a perda de tempo e recursos com ações que não trarão resultados.

Isso pode ser feito já naquele momento de mapeamento da jornada e com a ajuda da dica a seguir.

3. Ações com base em informações

O mapeamento e eliminação de etapas irrelevantes da jornada do consumidor deve ser feito por meio de informações certeiras, e não por suposições. Esses dados são adquiridos com a sua base de clientes já existente ou com pesquisas de mercado desenvolvidas para esse fim.

Veja também:

4. Documentação

A documentação também é importante para a otimização da jornada do aluno. Anotando o que houve de certo ou errado em cada uma das campanhas e verificando o resultado em cada uma das etapas, você conseguirá aprimorar a sua estratégia.

5. Feedback e acompanhamento pós-matrícula

Fechou uma venda? As matrículas estão bombando? Nada de esquecer o cliente conquistado, afinal, a retenção de alunos também é fundamental para o sucesso da instituição de ensino.

O acompanhamento pós-matrícula deve ser feito de modo a identificar os fatores de sucesso da estratégia e o que levou o estudante a fechar negócio. Assim, você poderá aprimorar as outras etapas a partir de informação real e testada na prática.

Otimizar o seu funil de vendas na educação não é nenhuma complicação. Com as ferramentas adequadas e uma boa estratégia, é possível acelerar o processo de vendas e efetuar mais matrículas!

Saiba, agora, o que é a nutrição de leads e como ela pode ajudá-lo a captar mais alunos!