Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Marketing 5.0: Aproxime-se dos seus possíveis clientes

Escrito por Thays Ingridy | 22/04/2022 19:46:06

A passagem do Marketing 4.0 para o Marketing 5.0 foi tão rápida que muitos ficaram um tanto quanto confusos na transição entre um e outro, mas não é para menos, a pandemia trouxe diversas mudanças para o mercado e, inevitavelmente, essas mudanças afetaram a forma como nós trabalhamos o marketing.

E nessa nova realidade do Marketing 5.0, como podemos fazer a gestão de relacionamento da nossa empresa com o nosso cliente? É exatamente sobre isso que vamos falar neste post.

O que você vai ver neste post?

  • O que é Marketing 5.0? 
  • Evolução do Marketing 1.0 até o 5.0.
  • O que mudou com o Marketing 5.0?
  • Como aplicar o Marketing 5.0 na sua empresa.
  • A importância do CRM no Marketing 5.0.
  • O Marketing 5.0 não é novidade!

Afinal, o que é Marketing 5.0?

Antes de chegar no marketing 5.0 e fazer as devidas diferenciações, é válido relembrar onde estávamos há alguns anos para, então, entender o que mudou no marketing 5.0.

Ou seja, notamos que as fases do marketing sempre foram focadas no comportamento do consumidor, o que realmente mudou de uma etapa para outra foi a forma de entregar ao consumidor aquilo que ele já desejava e da forma como ele estava disponível, conforme o momento. 

As mudanças na ótica do consumidor com relação ao acesso à informação e as diferentes formas pelas quais ele é impactado por uma marca ou produto demandam o marketing. 

Nessa visão, é essencial acompanhar o mercado atual, bem como as tendências que estão por vir, visto que as mudanças são constantes. Em 1990, no marketing 1.0, em que o acesso à internet estava caminhando timidamente, o marketing e a publicidade não contavam com o investimento para expandir o branding pensando em IoT (internet das coisas), por exemplo.

Hoje em dia, definir uma estratégia em qualquer vertente do marketing e da publicidade sem levar em conta o uso de ferramentas de automação e análise de dados já é, praticamente, impossível e inviável, dada a avalanche de touchpoints que um potencial cliente pode ter com a nossa marca. 

O marketing 5.0, lançado, conceitualmente, por Kotler, em 2021, foi a unificação do que o mercado já via e utilizava em outras áreas, mas ainda não tinha sido associado às estratégias de marketing/inbound marketing: a valorização da combinação entre a tecnologia e o ser humano.

No marketing 5.0, é fundamental que as marcas estejam atentas às necessidades dos consumidores quase que em tempo real, ou seja, o marketing é humanizado, mas é centrado em dados. 

E quais foram as mudanças estratégicas que o Marketing 5.0 trouxe? 

Não foram poucas! Tudo culpa da Covid-19? Não, é claro que não. A pandemia apenas acelerou um processo que seria natural. 

De acordo com Kotler, o marketing está em um momento "ready to change" (pronto para mudar), em que as empresas precisam usar a criatividade para ter mais proximidade com o consumidor em um mundo em que tudo muda muito rápido. 

Para isso, é necessário identificar os gaps e as oportunidades entre os pontos de contato com esse consumidor por meio da análise de dados e, então, ter um planejamento bem estruturado em ações.

Estrategicamente, o marketing 5.0 muda a forma como coletamos, armazenamos e analisamos dados. Como assim? Se antes você usava 2 ou 3 ferramentas para captação de clientes/leads e unificava tudo, manualmente, em uma planilha, atualmente, o ideal é que você utilize um CRM que unifique todas as etapas do ciclo de vida do seu cliente. 

Se no marketing 4.0 a busca por conexão era feita por meio do mundo digital e do conteúdo relevante, no marketing 5.0, existe a importância de atrelar o valor à tecnologia, de trabalhar não apenas com a "reação" às necessidades do consumidor, mas de forma preditiva. Isso só é possível por meio da tecnologia.

Veja também:

Como aplicar o Marketing 5.0 na sua organização?

Já ouviu falar em automação de marketing? Então, esse processo é um dos destaques desta nova era! 

Mas não se assuste, não estamos falando somente de automatizar o seu disparo de e-mail marketing, estamos falando do uso de chatbots, inteligência artificial aplicada à inteligência de dados, machine learning aplicado, em que podemos personalizar o atendimento ao cliente, ainda que seja feito por uma máquina (chatbots, por exemplo), IoT etc. 

Todas essas tecnologias devem ser atreladas às suas estratégias de marketing, aliás, o inbound marketing é um forte aliado nesse universo. 

Mas existem coisas que vão além disso. Tudo aquilo que já sabemos que acontecia no marketing 3.0 (era do valor) e 4.0 (digital e participativo) também deve ser levado em consideração no marketing 5.0, como apoio à transformação social, uso e apoio dos consumidores como embaixadores da marca (mais conhecidos como influenciadores), responsabilidade social e ambiental. 

Embora seja o momento da tecnologia, a gestão de relacionamento com o cliente deve ser intensa e apoiar causas reais. Além disso, é válido lembrar que essas causas devem ser genuínas! Não há espaço para fingimentos ou posicionamentos externos que não sejam sustentados dentro da cultura empresarial, o consumidor está atento e alerta a tudo. 

O marketing 5.0 está na Mkt4edu desde 2017!

É isso mesmo, você não leu errado. Embora o conceito de marketing 5.0 tenha sido o centro das atenções em 2020, ele já existia antes disso.

Como? Exatamente pelo uso de ferramentas com foco em análise de dados e relacionamento com o cliente, como a Hubspot, que é a ferramenta de CRM líder mundialmente. 

O ciclo do CRM desenvolvido pela Hubspot acompanha toda a jornada do consumidor: desde a captação desse lead até a nutrição, venda e pós-venda. Cada etapa fica registrada nela e, consequentemente, facilita a gestão de dados. O que nos direciona a tomar decisões com base naquilo que é real.

Aqui na Mkt4edu, essa ferramenta vem sendo utilizada desde 2017 e os resultados são impressionantes; somos, pelo segundo ano consecutivo, a melhor agência parceira da Hubspot da América Latina.

Os números não mentem, e o marketing 5.0 é sobre isso (e tá tudo bem!). Com o uso da ferramenta, nós conseguimos  um crescimento notável dos nossos clientes, utilizamos o Inbound com inteligência e foco em inovação e conseguimos oferecer um alto retorno sobre os investimentos feitos. 

E para que você tenha ideia do resultado que esse trabalho pode oferecer, este ano também tivemos o privilégio de ter um dos nossos cases de sucesso reconhecidos pela Hubspot, o case do Grupo Saber, que faz parte da Kroton.

Mesmo no ano de pandemia, desenvolvemos um trabalho impecável que resultou no seguinte resultado:

  • +187% novos leads;
  • +15,2% conversão lead x matriculado;
  • -53% custo por lead.

Para atingir esses números, o CRM do HubSpot possibilitou a realização de ações que foram essenciais; entre elas:

  • Dashboards personalizados para acompanhar os resultados em tempo real de cada instituição do grupo Saber;
  • Recursos de Inteligência Artificial para aplicação de automações;
  • Utilização de diversas integrações para campanhas pagas.

Por meio dessas e de outras funcionalidades oferecidas pela ferramenta e atreladas à expertise do nosso time, conseguimos direcionar melhor as ações e realizar um trabalho eficaz baseado em dados e métricas gerados na plataforma.

O marketing 5.0 é eficiente e eficaz, basta ser aplicado da maneira correta. A vantagem é que ter esse resultado na sua empresa pode ser muito mais fácil do que você imagina! Aproveita um post recente aqui do blog e entenda melhor como: O que é hubspot? Veja como a ferramenta ajudará sua empresa.