Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Geração de leads off-line: 4 estratégias que não podem faltar

Escrito por Guillermo Tângari | 31/05/2018 12:00:00

A geração de leads off-line possui algumas particularidades em relação ao on-line. Em geral, tem-se uma resistência maior ao fornecimento de dados: os não-clientes parecem mais preocupados em fornecer informações de contato quando fora da internet.

Essa e outras especificidades exigem boas estratégias para captar leads com outbound marketing. É preciso pensar em estratégias criativas, que otimizem o orçamento de marketing e gerem bons resultados.

Trouxemos, neste artigo, quatro formas de captação de alunos com outbound marketing. Confira!

1. Realização de eventos

Os eventos são a forma mais eficiente de gerar leads off-line. Eles ajudam a ampliar o número de matriculados, além de serem uma maneira fácil de encontrar parceiros e fornecedores. Obviamente, a ação não deve ser pensada com o único propósito de gerar leads, já que requerem um bom investimento.

Uma vez planejado o evento, a captação de leads com outbound marketing pode se iniciar desde o momento da inscrição. Aproveite que muitas pessoas estão dispostas a fornecer suas informações pessoais em troca de poder participar de eventos presenciais.

Durante a ação, realize sorteios e promoções que motivem os participantes a deixar o contato com a instituição. Caso o evento seja de terceiros, utilize o seu stand para apresentar os serviços oferecidos e ceder brindes em troca de um cadastro com poucas perguntas.

2. Vestibular

A campanha de vestibular é um ótimo momento para gerar leads com o outbound marketing. Claro que o esforço na captação deve se estender para além dessa época, mas você não deve perder a oportunidade de reunir a maior quantidade de pessoas com interesse em um curso superior da sua IES.

Atente-se para o aproveitamento dos leads captados em vestibulares anteriores. Muitas vezes, eles ficam esquecidos, e a instituição perde a oportunidade de  gerar novas matrículas.

3. Ações promocionais off-line integradas ao on-line

Integre as ações no off-line com o on-line! Um exemplo dessa estratégia é o uso do check-in no Facebook.

A visita de um potencial cliente em uma instituição de ensino é uma boa oportunidade para conectar-se com ele nas redes sociais e dar início a um relacionamento que, futuramente, gerará nova venda. Com o check-in em redes sociais, encontrar esse lead fica mais fácil.

Além disso, é uma forma de marketing que alcança outros possíveis clientes, já que o círculo social desse estudante pode se interessar pelos serviços de sua instituição de ensino.

Veja também:

4. Cold Calling

O conceito se refere a entrar em contato com alguém, pelo telefone, sem nunca antes ter tido contato com essa pessoa. Pode ser uma forma esquisita de fazer marketing, mas é possível obter resultados com essa estratégia.

No início, você provavelmente possui informações superficiais sobre o contato, o que não o torna, de cara, um lead. É importante ter um time capacitado para conduzir a cold call,  apto a identificar os sinais de quem está do outro lado da linha.

As vantagens da captação de alunos com outbound marketing são muitas e envolvem, inclusive, uma possível menor concorrência. A competição por anúncios, palavras-chave e outras ferramentas do ambiente digital podem ser altas em seu segmento, exigindo uma profissionalização muito maior das estratégias desenvolvidas.

Seja seu objetivo captar leads com outbound marketing ou com o inbound marketing, é importante pensar no consumidor. Crie estratégias personalizadas e que impactem, de fato, na captação de alunos!

Gostou do conteúdo? Aprenda mais e saiba se a sua IES está cometendo erros na captação de alunos!