Blog Mkt4edu - Captação de alunos

As 6 melhores dicas de como fazer uma régua de comunicação!

Escrito por Renan Andrade | 07/08/2023 19:25:57

 

Sabe aquela mensagem de feliz aniversário com cupom de desconto ou um e-mail com um conteúdo gratuito para você se aprofundar em algum tema? Esses são dois exemplos clássicos e eficientes do que é possível fazer para se aproximar de um lead por meio da régua de comunicação.

Mas o que é isso? Simples: é uma estratégia utilizada para manter relacionamento e comunicação firmes com os leads e clientes. Seja uma régua de comunicação no e-commerce, seja no setor educacional, seja numa empresa de marketing, o ponto principal sempre será a mensagem e sua forma de impactar positivamente, levando o usuário a sua decisão de compra, indo para o fundo do funil. Depois de gerar leads, a nutrição de leads faz parte do processo até mesmo depois de fechar negócio!

O que vai conferir no post:

Para entender melhor esse conceito da ferramenta de marketing digital, pegar algumas dicas e saber qual software de automação pode ajudar no CRM da sua empresa com esse tipo de régua, continue a leitura!

Entenda os benefícios de ter uma boa régua de comunicação

A régua de comunicação é uma grande aliada quando o assunto é estratégias de relacionamento, porque pode ser aplicada em qualquer uma das etapas do funil, gerando resultados de forma positiva apenas com as interações certas.

Com uma régua de comunicação adequada, é possível obter resultados como:

  • Transformar um lead frio em lead quente;
  • Nutrição de leads, transformando-os em leads qualificados;
  • Entender como está funcionando o funil de vendas;
  • Manter a marca na memória do usuário;
  • Diminuir a taxa de rejeição e aumentar a de conversão.

Como fazer uma régua de relacionamento eficiente? As 6 melhores dicas!

É notável a importância de uma régua de comunicação eficiente. Mas, afinal, como construir uma para a sua empresa? Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores e questões capazes de impactar o resultado.

Abaixo, confira 6 dicas de ouro para elaborar a sua régua de comunicação com o cliente!

Saiba com quem você está falando

Para toda estratégia bem-sucedida, o primeiro passo é entender o comportamento do seu público para, então, saber quais tipos de comunicação e quais conteúdos podem causar mais impacto. 

Da mesma forma, para criar um régua de comunicação, é imprescindível ter uma persona bem definida. Com isso, será possível alinhar questões como linguagem, tom de voz e tantos outros pontos que farão a diferença na criação.

Conhecida como régua de relacionamento, essa é uma estratégia utilizada para se aproximar do seu potencial cliente. É nessa oportunidade que você pode construir uma relação amigável e de confiança com o lead, deixando-o cada vez mais próximo e propenso a consumir os serviços e produtos.

Para isso, questione-se sempre:

  • Com quem eu falo?
  • Com qual objetivo?
  • Qual o tom de voz ideal?
  • Essa é uma mensagem mais formal ou informal?

Entenda quais as necessidades e o que você pode oferecer

Para o lead, seu contato é valoroso quando você dispõe a curar uma dor ou solucionar um problema que o usuário pode saber (ou não) que existe. Em uma régua de comunicação, depois que os usuários demonstrarem interesse, aproveite as oportunidades para oferecer, gratuitamente, conteúdos enriquecedores e que os deixem cada vez mais instigados a conhecer o assunto, entendendo, também, que sua empresa ou instituição é expert no assunto!

Alguns exemplos práticos de materiais que podem ser distribuídos e produzidos são:

  • E-books;
  • Conteúdos de blogs;
  • Landing pages de Webinars;
  • Podcasts.

Saiba a hora certa de mandar cada comunicação

Para uma boa comunicação, é preciso sempre compreender quais os melhores momentos para entrar em contato. Isso porque ninguém gosta de mensagens insistentes e constantes. Abordar o lead no momento errado ou em demasia pode ser um grande problema capaz de aumentar a taxa de rejeição.

Desse modo, organize seu fluxo de mensagens de modo a deixar um espaço confortável entre um contato e outro, variando, também, o meio, para que não fique cansativo para quem as recebe. Assim, saiba mesclar formatos diferentes, como SMS, mensagens via Whatsapp e e-mails. 

Sempre que possível, utilize recursos tecnológicos de automação para facilitar esse trabalho e diminuir a demanda do time de vendas, para que essa equipe possa focar nos atendimentos mais pontuais. 

Veja também:

Escolha os canais certos para atingir o público

Como vimos anteriormente, é preciso diversificar o contato. Mas cuidado: se você não tiver bem definido o entendimento do seu público-alvo, as mensagens poderão não causar impacto e, assim, enfraquecer os resultados da campanha. 

Mesmo durante a nutrição, é preciso ser assertivo em relação a “por onde falar” com o lead. Não perca a oportunidade de se relacionar com o usuário por conta da mensagem certa no canal errado!

Os mais utilizados e efetivos para as diferentes estratégias são:

  • Email: o correio eletrônico segue sendo um canal estratégico e mensurável para nutrir a régua de comunicação. Possibilitando diferentes layouts e tamanhos, você pode se comunicar com diferentes públicos de forma simultânea por meio da automação desse meio;

  • Sms: já consolidado junto ao email, o Short Message Service - SMS - é também uma maneira rápida de envio de mensagens curtas. Comportando apenas 160 caracteres por mensagem, o foco neste meio são mensagens rápidas e simples, direcionando para uma ação;

  • Whatsapp: uma das novidades dos últimos anos, o Whatsapp agora vai muito além da troca de mensagens entre dois usuários. Agora, com as ferramentas de automação, é possível ter mais esse ponto de contato para divulgar informações e se aproximar do lead nessa régua. Sua estratégia pode ser tanto solo, quanto com a mesclagem com as demais citadas.

Estruture seus fluxo tendo em vista variantes de comportamento

O desenho de fluxo consiste na organização visual com estrutura sequencial. A partir de cada ponto, são criados caminhos possíveis. Ao criar esse fluxo, é possível organizar o tempo entre as mensagens, além de ser uma forma precisa de prever os próximos passos.

Em um fluxo organizado, todas as mensagens são preparadas pensando na quantidade de investidas a serem feitas, além disso, pode possibilitar o desenvolvimento visual do que está sendo planejado. 

Similar a uma árvore com ramificações, é com o fluxo que sua régua pode ficar organizada e os pontos podem ser corrigidos de acordo com a necessidade e a evolução do lead, de acordo com a meta trilhada no início.

Utilize a automação para melhorar seu CRM

O Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma maneira de utilizar a tecnologia a nosso favor para conversão. Com o uso da automação, é possível potencializar o contato com o cliente, possibilitando mais agilidade e eficiência nos processos.

Para desenvolver o CRM, as ferramentas mais utilizadas estão no Hubspot, uma plataforma completa capaz de realizar etapas desde a captação dos dados até a parte final da conversão, possibilitando, também, a nutrição do lead no pós-venda.

Bônus: estude os seus resultados!

Nenhuma régua de comunicação é invariável. O principal objetivo desse processo é fazer dela uma estratégia eficiente, logo, não se esqueça de analisar seus resultados para sempre adequar aquilo que merece atenção.

O mais importante é que o lead possa ser nutrido de maneira eficaz. Assim, estude periodicamente os resultados e busque compreender o que pode ser melhorado para que o funil de relacionamento seja constantemente fortalecido.

Use as dicas para melhorar seu relacionamento com o cliente!

Anotou essas dicas valiosas? Elas serão primordiais na hora de entender qual a melhor maneira de nutrir seu lead, levando-o do conhecimento à consideração pelo seu produto ou serviço. Ao colocá-las em prática, será possível entender melhor o comportamento dos usuários, sendo possível mapear e entender as ações que estão sendo, de fato, efetivas.

Por falar em alcançar diferentes resultados com esse tipo de estratégia, aqui vai mais uma dica valiosa para colocar em prática: leia nosso post e entenda muito mais sobre Como uma régua de comunicação pode aumentar a conversão. Confira agora mesmo!

Tem alguma dúvida sobre automação ou sobre como aplicar as dicas deste post para otimizar sua régua de comunicação? Deixa aí nos comentários que a gente esclarece tudo pra você!