Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Qual é a jornada do comprador no mercado educacional?

Escrito por Gustavo Goncalves | 27/07/2023 17:55:32

O marketing pode ser um grande aliado de uma Instituição de Ensino (EI), desde a captação de estudantes até a sua retenção. Mas para fazer as coisas acontecerem em sua empresa, é necessário compreender profundamente o marketing educacional e como o estudante-cliente se comporta nele.

Neste momento, um conceito importante aparece para aqueles que buscam um marketing eficiente: a jornada do comprador. Entenda agora o que essa expressão significa e como ela pode ajudar sua EI a aumentar as matrículas!

Afinal, o que é a jornada do comprador?

Produzir conteúdo direcionado a um público massivo não faz mais sentido nos dias de hoje. Os clientes de todos os tipos de negócio estão mais segmentados, tornando necessário trabalhar com nichos específicos, se você deseja alcançar a pessoa certa.

Mesmo assim, você não pode alcançar o público certo com estratégias erradas - ou talvez seja um público que não esteja interessado o suficiente em ouvir sobre o seu negócio. A jornada do comprador surge para entender como se relacionar com o cliente ou potencial cliente com base em sua disposição para comprar.

A jornada do comprador é dividida em algumas etapas que separam o comprador (neste caso, o estudante) em seus processos de compra.

A primeira etapa é a Etapa de Conscientização. O cliente tem um problema potencial, mas ainda não sabe disso, por isso tentar vender uma solução para ele não funcionará.

A segunda etapa é a Etapa de Consideração. O cliente já conhece o problema e está procurando uma solução. A empresa interessada pode apresentar diferentes opções de resolução, mas sem forçar a compra.

A terceira etapa é a Decisão de Compra. Neste momento, o cliente considera a solução que você oferece e agora você está livre para usar seu poder de persuasão para vender.

O estudante-cliente no mercado educacional

A jornada de compra se encaixa perfeitamente no campo educacional, mas com algumas particularidades. Criamos uma jornada de compra hipotética de um estudante que acabou de terminar o Ensino Médio. E vamos considerar que sua empresa vende faculdades técnicas.

  • Felipe terminou a escola regular e não tem ideia do que fazer em seguida: o estudante está fora dos dias de aula, ele quer continuar estudando, mas também precisa trabalhar. Ele não sabe se vai fazer uma graduação ou uma faculdade técnica. Neste momento, ele descobre sobre sua EI em busca de respostas para ajudá-lo a decidir se continuar estudando é o melhor para sua carreira.
  • Felipe decidiu continuar estudando e considerou a faculdade técnica uma boa opção: no entanto, ele ainda quer saber mais sobre os cursos, como conciliar trabalho e estudos e como pode alcançar o sucesso profissional com o qual sonha.
  • Felipe decidiu começar uma faculdade técnica, mas não sabe onde: ele está pesquisando EIs e comparando preços. Sua empresa pode produzir conteúdo que apresente sua metodologia de ensino, os benefícios de escolher o seu curso e casos de sucesso.

O cliente - com base na forma como sua empresa se apresenta - será um pai ou um aluno, o que pode alterar um pouco sua estratégia.

Como a jornada do estudante aumenta as matrículas?

A jornada do estudante otimiza seu marketing e você não desperdiça tempo e recursos em soluções que não trarão os resultados esperados. A abordagem é feita com base no interesse do estudante e na disposição de compra, o que aumenta as chances de matrícula.

As pessoas raramente tomam decisões impulsivas no mercado educacional. Sempre há pesquisas que podem durar meses ou anos. Portanto, é necessário produzir bons conteúdos e exibi-los em mídias impactantes e compatíveis com os futuros clientes a serem alcançados.

Não espere mais e comece a investir na jornada do comprador. Com ela, a captação de seus estudantes será mais eficiente. Quer aprender mais sobre o mercado educacional? Assine nossa newsletter para receber conteúdos que possam interessar a você por e-mail!