Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Consultoria educacional gera aumento de matrículas? Descubra!

Escrito por Gustavo Goncalves | 05/07/2018 12:00:00

Você sabe para quê serve uma consultoria de marketing para instituições de ensino? Já pensou em contratar esse serviço para melhorar a eficiência de suas campanhas?

Quando alguém decide começar a empreender, se beneficia de contar com a ajuda de um consultor de negócios. O mesmo vale para quem enfrenta qualquer dificuldade ou proposta de crescimento em seu mercado.

E falando nisso, o Brasil é o maior mercado de ensino superior da América Latina e o quinto maior do mundo. Nesse cenário, não é difícil supor que contar com uma consultoria especializada aumenta as chances de se fortalecer perante a concorrência e atrair alunos.

Mas, como essa consultoria educacional ajuda sua instituição a aumentar o número de matrículas? E mais, porque você deveria contratar esse serviço? Continue a leitura do post para descobrir!

Afinal, o que é consultoria educacional

Há quem ainda resista em tratar a educação como negócio. Essa objeção é comum por parte de quem considera que "negócio" transmite uma ideia errada da forma como a instituição encara o seu papel e apresenta a educação como mercadoria. Mas não é bem assim.

Pensando bem, já não há como negar que, como qualquer organização, as instituições de ensino precisam gerar receita para se manter e prestar seu serviço. Ter clara essa necessidade é, inclusive, o que ajuda a entender e adotar estratégias capazes de fazer o negócio prosperar.

Para além de todo conhecimento relacionado à metodologia, ensino e gestão, uma instituição precisa contar com a expertise de alguém que saiba aumentar o seu poder de atração e competitividade.

A verdade é que, em muitos casos, diretores ou reitores não reúnem os conhecimentos necessários para esse desafio. E isso abre espaço para a consultoria educacional: uma empresa especializada que pode prestar consultoria em áreas específicas ou oferecer um serviço completo.

A consultoria de marketing

Comecemos com uma definição relevante. A American Marketing Association classifica o marketing como "uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral".

Com isso em mente, podemos dizer que mais do que vender, a ideia da consultoria de marketing educacional é agregar valor à marca da sua instituição de ensino.

O objetivo é fortalecê-la para, dessa forma, ajudar a torná-la mais atraente para o público e, consequentemente, contribuir para o aumento do número de matrículas.

E não para por aí. Esse serviço também se estende para a adoção de estratégias que favoreçam a retenção e fidelização desses alunos, outro importante desafio de qualquer instituição.

Como funciona a consultoria de marketing educacional

Em sua vida pessoal, você já procurou um amigo que pudesse trazer um olhar de fora e sua própria experiência para lhe ajudar a resolver um problema?

Contratar um serviço de consultoria de marketing para instituições de ensino é contar com uma visão externa qualificada.

A Mkt4Edu é especialista em captação de alunos. E isso significa que temos os recursos e a experiência necessários para sanar os problemas e dificuldades da sua instituição e promover melhorias visando ao aumento de matrículas.

Nosso trabalho baseia-se na realização de uma análise completa do cenário atual da sua instituição e de um diagnóstico que aponta o que é preciso ser feito. A partir daí, a equipe da nossa consultoria educacional atua juntamente à sua para traçar um plano de ação e colocá-lo em prática.

Com o uso de diferentes tecnologias como o Tableau e o LuckyOrange, colhemos dados importantes para direcionar as estratégias a serem adotadas em sua instituição. O mesmo vale para a mensuração dos resultados visando sempre otimizar a eficiência de nossas ações.

Caso você ainda desconheça a importância e o potencial do uso de dados para aumentar o número de matrículas, sugerimos a leitura do post Tomada de decisão na educação: é hora de confiar nos dados!

Porque contratar uma consultoria educacional

Acabamos de apresentar um panorama de como o nosso trabalho é feito. E mais do que isso, se você tirar um tempinho para acessar o post sugerido anteriormente e vários outros já publicados no blog da Mkt4Edu, vai encontrar dicas de como usar o marketing e suas ferramentas para atrair mais alunos para a sua instituição.

Dito isso, você pode estar se perguntando por que então buscar ajuda externa e contratar uma consultoria de marketing educacional, não é mesmo?

A resposta é: a nossa experiência no uso das ferramentas, na detecção de problemas, no desenvolvimento e aplicação de estratégias tem sucesso comprovado.

Especialização e experiência

A Mkt4Edu conta com uma equipe capacitada e apaixonada por educação e tecnologia. São pessoas que fazem de nós uma empresa especializada e preparada para prestar o serviço de consultoria de marketing para instituições de ensino.

Temos ampla experiência nesse setor, o que permite que nossos profissionais tenham facilidade para desenvolver campanhas assertivas visando ao aumento de matrículas.

Ainda, gastamos menos tempo para isso do que sua equipe interna levaria com todo o processo, do diagnóstico à mensuração de resultados e otimização das ações. 

E, para melhorar, as já referidas tecnologias inovadoras que utilizamos contribuem não só para o sucesso da consultoria, quanto para reduzir gastos e melhor aproveitar os recursos da sua instituição.

Alto nível de satisfação dos clientes

Recentemente, compartilhamos também aqui no blog a notícia de que a Mkt4Edu tem um NPS de 58%. O NPS é o índice que mede a satisfação dos clientes de uma empresa e sua consequente propensão a indicá-la a terceiros.

Em média, o NPS para o mercado business to business varia entre 25% e 33%. Atingir a marca de 50% é um feito apenas para as empresas que oferecem um serviço de excelência.

Nós conseguimos superar essa marca! E isso significa que instituições que nos contrataram atestam ter alcançado o objetivo de melhorar sua captação de alunos ao optarem trabalhar conosco.

Medir o NPS nos ajuda a agir com mais transparência e ter ciência de que estamos no caminho certo para ajudar quem procura nossa consultoria educacional.

Ficou interessado e quer contar conosco para aumentar as matrículas de sua instituição? Entre em contato e agende uma reunião!