Blog Mkt4edu - Captação de alunos

3 formas de personalizar a experiência dos seus estudantes

Escrito por Gustavo Goncalves | 11/05/2018 12:00:00

Quais estratégias sua instituição de ensino adota para personalizar a experiência de seus potenciais estudantes? Há diferentes formas de investir em personalização e, por isso, é comum que ter dúvidas a esse respeito.

Neste post, vamos indicar a você 3 caminhos a seguir para que sua IES ofereça uma experiência mais interessante e poderosa desde o primeiro contato, aumentando suas chances de conquistar novos alunos. Acompanhe!

Aqui você encontra:

Porque personalizar a experiência de seus estudantes

Antes de apresentar esses caminhos, é importante esclarecer porque personalizar a experiência é uma aposta frequente em um mercado que se torna mais competitivo a cada dia.

A ampla oferta de cursos faz com que a qualidade e a reputação da IES já não garantam seu sucesso. O diferencial que atua como vantagem competitiva e potencializa outras características da instituição é a experiência oferecida ao estudante desde o primeiro contato. Algo que, certamente, não pode ser feito de forma genérica e, por isso, tamanho enfoque na ideia de personalização!

Uma vez entendida a importância e a razão de apostar na personalização, seguimos para as formas de desenvolver e aplicar essa estratégia:

#1. Pense sob a ótica de seu público

Ao considerar potenciais estudantes, um pensamento comum é o de ofertar a eles um curso de seu interesse, de preferência no exato momento em que percebem a necessidade de dar continuidade à sua formação e começam sua busca pela instituição ideal.

Esse processo engloba etapas da jornada do consumidor que também é válida para o mercado educacional que indica que, antes de receber ofertas, o estudante busca por informações que sustentem a sua decisão.

Ao pensar sob a ótica do público, uma instituição consegue entender como pode ser útil para ele, seja na descoberta de cursos de seu interesse ou conhecimento do mercado que pretende atuar, por exemplo.

A partir disso, torna-se mais fácil produzir e apresentar conteúdos que agreguem valor e, ainda, utilizando uma abordagem adequada para o público formado por estudantes em potencial. E, ainda, corresponder às suas necessidades e oferecer experiências cada vez mais personalizadas à medida que o contato evolui.

Veja também:

#2. Faça parte do universo de seus potenciais estudantes

Conhecer o universo de estudantes em potencial é um interessante caminho para personalizar a experiência oferecida. Dessa forma, é possível identificar comportamentos, tendências e temáticas que podem ser incluídas em estratégias de contato, tornando esses momentos mais positivos.

A coleta de dados, análise e o monitoramento de fatores que vão do mercado aos assuntos relevantes e que engajam o seu público permite que a IES entenda como se conectar de forma mais adequada e personalizada, seja ao se dirigir a um grupo de pessoas ou ao atender cada estudante individualmente.

Para entender melhor essa ideia, tenha em mente que é a partir dela que surgem as histórias virais que se transformam em cases de sucesso no atendimento ao consumidor. Certamente, você já ouviu falar de alguma empresa que soube usar a série ou outro acontecimento do momento para tornar a conversa com seu consumidor mais divertida e atenciosa (além, claro, de produtiva).

#3. Aposte no contato individualizado

Até agora, apresentamos dicas que mostram que personalizar uma experiência não é algo possível apenas quando já se tem um contato direto e conhecimento sobre cada um dos potenciais estudantes da instituição. Porém, não há dúvidas de que o contato individualizado faz toda a diferença.

Além de apostar no tratamento pelo nome, sua instituição deve se apoiar na coleta de dados estratégicos e no acompanhamento da jornada e do comportamento de cada estudante.

Dessa forma, mais do que utilizar a linguagem adequada em qualquer contato, a instituição vai conseguir direcionar suas mensagens de acordo com o interesse e com as necessidades de cada estudante para personalizar sua experiência.

Gostou do post? Confira outras dicas para melhorar a captação de alunos de sua instituição!