Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Como a AI resolve as dúvidas dos seus alunos em meio à crise

Escrito por Gustavo Goncalves | 03/04/2020 20:36:13

Você também pode ouvir esse conteúdo:

Graças ao impacto global gerado pelo Sars-Cov-2 (vírus responsável pelo COVID-19), várias empresas estão sendo forçadas a rever a forma como trabalham. O mesmo vale para a área da educação: sua Instituição de Ensino Superior (IES) também precisa de uma estratégia de contingência eficiente.

Mas não basta “tampar/estancar a sangria”. É preciso evitar a evasão de alunos, já que esse é um dos principais pontos de atenção nesse momento. Por isso, você deve procurar uma solução para esse problema.

E é justamente nisso que a Inteligência Artificial (AI) pode salvar sua IES. Continue a leitura e veja o que pode ser feito!

Porque o risco de evasão universitária está tão alto?

Com a parada das aulas presenciais e a adoção do modelo de streaming, alguns estudantes têm entendido que houve uma mudança dos cursos para o formato a distância. Mesmo que esse não seja o caso, já que o modelo adotado é diferente, essa é a percepção dos estudantes e isso gera uma série de dúvidas que sua equipe provavelmente já deve estar recebendo e tendo que responder. Alguns questionamentos que podem surgir são:

  • o que está acontecendo?
  • qual é a validade do diploma?
  • o que acontece com as aulas práticas que não são ministradas no período?
  • qual é o período de pagamento das mensalidades se eu ficar sem dinheiro?
  • como será ajustado o valor das mensalidades (e se ele será reduzido, já que os estudantes entendem como a adoção de um modelo EaD — mesmo não sendo o caso)?
  • quando as aulas presenciais voltam?
  • quais atitudes a IES está tomando nesse momento?
  • porque as aulas ainda não foram totalmente suspensas?
  • como utilizar as plataformas virtuais?
  • existe risco do semestre ser cancelado?
  • etc.

Todos esses questionamentos refletem o mesmo problema: a incerteza sobre o futuro e a insegurança que os estudantes, assim como grande parte da população, estão enfrentando nesse momento.

Em horas como essa, as decisões precipitadas, como trancar um curso, podem ser tomadas. A menos, é claro, que sua IES ajude seus alunos a superarem o problema.

Veja também:

Como os softwares de automação cumprem esse papel?

Para fazerem esse trabalho que descrevemos anteriormente, os softwares de automação (chat e robô com Inteligência Artificial) precisam ser configurados e inseridos em seu site.

O primeiro passo é selecionar um chat de boa qualidade, eficiente, com suporte e que seja de fácil implementação. Feito isso, o “atendente” precisa ser configurado. A principal escolha da Mkt4Edu é o Watson, a Inteligência Artificial da IBM.

Ele tem uma interface dinâmica e a configuração não é demorada (diferentemente de outras AIs do mercado que exigem a adoção de várias rotinas de programação antes de poderem ser utilizadas), o que evita o desperdício de tempo.

Feito isso, as configurações do robô precisam ser selecionadas. Ele deve ser informado sobre a principal audiência que receberá, seus principais usos e expertise, o contexto das conversas, quem é a persona que fala com ele e quem é ele (nome do robô, personalidade, o que pode ou não falar, etc.).

Após deixar todos esses critérios muito bem definidos, é hora de fazer ensaios de conversação. Você e sua equipe terão que conversar com o chatbot para que ele aprenda a se comunicar.

À medida que o Watson conversa com as pessoas, ele melhora sua forma de interação e vai ganhando uma linguagem mais natural e eficiente. Depois de alguns ensaios, você terá a sensação de estar conversando com uma outra pessoa.

Quais são os próximos passos para adotar a AI em sua IES?

Para adequar essas tecnologias na sua IES, você precisa ter uma equipe competente que saiba lidar com o processo de implementação e manutenção delas. Se esse não é o seu caso, a outra alternativa é terceirizar essa ação.

A Mkt4Edu, por exemplo, já está colocando o Watson no site de vários de seus clientes. Essa ação começou a ser feita com mais frequência quando identificamos que o chatbot seria um fator determinante na retenção de alunos durante a quarentena.

Desde então, temos definido os parâmetros do Watson e o inserido  no chat do site de nossos clientes. Fazemos a instrução sobre os ensaios e deixamos que as equipes de cada IES conversem com a máquina para que ela aprenda a forma como aquela marca se comunica.

Para ter nossa ajuda nesse processo de implementação, ou para fazer um diagnóstico sobre a necessidade da AI em sua IES, basta nos procurar. Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!