Blog Mkt4edu - Captação de alunos

Boas práticas de e-mail marketing para faculdades -4Revops

Escrito por Gustavo Goncalves | 20/03/2018 12:00:00

Você já se perguntou se o envio de e-mails ainda é válido para o marketing estudantil? Saiba que a resposta é sim! A estratégia é utilizada por mais de 77% de empresas no país. Mas, para conseguir bons resultados, é preciso saber como utilizá-la.

A seguir, vamos apresentar a você algumas importantes práticas a serem adotadas para que sua faculdade consiga usar o e-mail marketing com sucesso. Afinal, você certamente não quer investir em uma estratégia simplesmente para ter seu e-mail enviado direto para a lixeira, certo? Acompanhe!

Aqui você encontra:

  1. Não compre listas de e-mail;
  2. Aposte na personalização;
  3. Dê atenção extra ao cabeçalho;
  4. Descubra a frequência ideal para o envio de e-mail marketing;
  5. Planeje bem o conteúdo e sua apresentação.

1. Não compre listas de e-mail

Muitos cometem o erro de comprar listas de e-mail, quase sem nenhum critério ou consideração, e simplesmente disparam seus conteúdos a estranhos que jamais manifestaram interesse em receber e-mails da instituição. Parece invasivo? Pois é.

E-mails são poderosos, desde que ambas as partes estejam interessadas. Por isso, uma das boas práticas do marketing para faculdades é desenvolver estratégias, como Landing Pages, para que sua instituição monte uma lista própria de e-mails, somente com quem, de fato, quer participar dessa conversa.

2. Aposte na personalização

Um bom marketing estudantil deve saber aproveitar os benefícios que a tecnologia trouxe para investir na segmentação do público e na personalização dos e-mails.

Isso significa usar dados cadastrais e avaliar o comportamento de cada contato (por quais conteúdos eles se interessam ou não) para mandar somente conteúdos relevantes a cada e-mail.

Junto a isso, é importante usar o nome da pessoa (aquele que ela informou ao se cadastrar para fazer parte da lista de contatos da sua instituição de ensino) para tornar a conversa mais próxima e atrativa.

3. Dê atenção extra ao cabeçalho

Na correria do dia a dia, seus contatos fazem o mesmo o que você ao se deparar com uma caixa de e-mails lotada: priorizam os urgentes e, depois, passam para os que lhes parecem mais atraentes.

É importante escolher um "assunto" que leve à abertura do e-mail, mas sem exagerar no uso de recursos como palavras em caixa alta ou pontos de exclamação em excesso!!!! Lembre-se de que atraente é diferente de apelativo.

Vale, ainda, a atenção ao remetente. Não há regra no marketing para faculdades que define se o e-mail deve ser enviado em nome da instituição ou de alguém dessa instituição. Isso varia de acordo com a estratégia. O importante é definir um remete que seja de fácil identificação, pois isso aumenta a taxa de abertura do e-mail.

Veja também:

 

 

4. Descubra a frequência ideal para o envio de e-mail marketing

Mesmo quando a pessoa se interessa e se cadastra para receber os e-mails da sua instituição, ao se deparar com uma caixa cada vez mais lotada de "não lidos" identificados pelo seu remetente, ela pode acabar cancelando a assinatura.

É importante utilizar ferramentas para verificar a taxa de abertura de e-mails, além de testes A/B para identificar horários e frequências mais interessantes para o disparo de suas mensagens. Assim, você consegue fazer com o contato entre a sua instituição e seu público se mantenha agradável e relevante.

5. Planeje bem o conteúdo e sua apresentação

Não adianta muito seguir todas as outras dicas apresentadas até aqui se, ao abrir o e-mail, seus contatos não encontrarem um conteúdo relevante, bem estruturado e bem apresentado.

Vale saber, por exemplo, que o bom Português é vital, e isso vale tanto para a ortografia quanto para a fluidez do texto. Equilibrar textos e imagens também é importante, bem como atentar para o layout e para a escolha inteligente e o bom funcionamento dos links escolhidos para cada e-mail.

Para aumentar a performance e os resultados da sua instituição de ensino, faça marketing baseado em dados. Quer saber como? Entre em contato conosco!